Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Apresentação das Peças

- Pronta para sua primeira lição?

Halima olhou confiantemente para o rosto enrugado de Mama Milima e fez um gesto afirmativo de cabeça.

- Sim, vovó!

Ambas estavam dentro da casa redonda da velha kuhani sentadas em tamboretes frente à frente, tendo um toco serrado de árvore entre elas fazendo de mesa, com uma manta vermelha sobre o mesmo. Sobre a manta, dois círculos, um dentro do outro, feitos com colares de fios coloridos aos quais estavam presos sementes, miçangas e pequenas conchas polidas de moluscos de água doce.

- Este arranjo com a manta é onde você vai jogar os ossos para fazer as consultas - explicou Mama Milima. - Tudo o que cair dentro do círculo interno tem relação direta com o que está sendo consultado; o que cair no círculo externo tem relação indireta, e fora dele, nenhuma relação. Entendeu?

- Sim, vovó!

- Muito bem. Agora vamos ver o conjunto de ossos da sua mãe; tire um por um do saco e os coloque à sua frente.

Halima procedeu conforme indicado. Abriu o saco de couro amarrado com um cordel vermelho e começou a retirar item por item, que ia colocando lado a lado sobre a manta: uma grande moeda de bronze com um furo quadrado no centro, uma pata seca de lagarto, uma opala oval furta-cor, um botão de cobre, um anel de prata, um ossículo de pé de carneiro, uma concha do mar, um dado de osso e uma bolinha de vidro.

- Há poucos ossos aqui - admirou-se ela.

- Nós nos referimos às peças como "ossos", mas elas na verdade podem ser qualquer coisa - explicou Mama Milima. - Você é que irá descobrir se algum objeto que encontrou por acaso ou que alguém lhe deu, possui propriedades para ser adicionado ao conjunto.

- Então eu posso acrescentar mais peças? - Indagou a menina.

- Claro que pode. A sua mãe usava estas nove, mas você pode acrescentar mais algumas... digamos, duas, quatro ou seis; mais do que isso, poderá ter dificuldade em interpretar os resultados. E também poderá trocar peças ou substituir as que se perderem.

- E o que cada peça dessa significa?

- Você é que terá que determinar. Eu vou lhe dar alguns significados gerais, e você dirá qual peça acha que está relacionada. Por exemplo, a mais importante delas deverá representar você mesma; olhe para o conjunto e veja se alguma lhe dá essa sensação.

Halima sentiu uma onda de inquietação invadi-la. Como saber qual peça a mãe havia escolhido para representar a si mesma? E se ela escolhesse a mesma peça? Aquilo não parecia muito certo.

- Na verdade... nenhuma dessas, vovó - declarou, decepcionada.

Mama Milima juntou as mãos e encarou a neta.

- Então, vamos encerrar a aula por hoje. Quando você tiver encontrado uma peça que lhe represente, nós continuamos.

Conformada, Halima começou a recolocar as peças de volta no saco de couro. Tinha trabalho a fazer.

- [29-07-2020]
Alex Raymundo
Enviado por Alex Raymundo em 29/07/2020
Código do texto: T7020790
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Alex Raymundo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 58 anos
2100 textos (107573 leituras)
1 áudios (51 audições)
1 e-livros (25 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/03/21 16:56)
Alex Raymundo