A dedicada

- Sim, eu sou uma dedicada - explicou Ulanir enquanto colocava uma bandeja de madeira com cerveja, pão e carne diante de Romar.

- Eu não ia perguntar, - arguiu o rapaz, enxugando as mãos após lavá-las numa bacia de cobre sobre a mesa - até porque, é bem evidente.

O diálogo transcorria dentro da tenda do armeiro, no pátio do castelo de Dastamar. Apesar de ser uma fortaleza, ou talvez por isso mesmo, a rainha Ylenor costumava passar parte do verão hospedada ali. Além do clima ser mais agradável do que nas Terras Baixas, ela também dispunha de uma vista privilegiada que se estendia até a capital do reino, Tectumca, e a adjacente baía de Partuto.

- Não vai se sentar? - Indagou Romar, enquanto fazia um sanduíche com a carne e o pão.

Ulanir, que estava de pé em frente a ele, pegou um tamborete e sentou-se à mesa, muito circunspecta.

- Me acompanha? - O rapaz indicou a bandeja.

- Vou pegar um pouco de cerveja para mim - decidiu-se ela, erguendo-se novamente e enchendo uma caneca de estanho num barrilete próximo.

- Agora sim - aprovou Romar. - Não gosto de comer com alguém olhando, parece que a pessoa está com fome e não pede comida por vergonha.

- Sei o que quer dizer - afirmou Ulanir, tomando um gole de cerveja. - Eu também venho das Terras Baixas.

- Foi por isso que se tornou dedicada? - Sondou Romar.

A garota mordeu os lábios.

- Bom... meu pai teve três filhas, eu sou a caçula. Ele achou melhor que eu aprendesse um ofício de homem do que me colocar na lavoura.

- E o que você achou disso? - Inquiriu Romar.

Ulanir deu de ombros.

- Eu tinha oito anos, não fui consultada. Mas pensando bem, creio que foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido.

- Mesmo com todas as coisas de que teve que abrir mão? - Questionou o rapaz.

Ulanir segurou a caneca com as duas mãos e encarou-o com seus imensos olhos verdes.

- Fala de casar, ter filhos?

Abanou negativamente a cabeça.

- Prefiro trabalhar com armas. É muito mais divertido!

Romar fez um gesto de aprovação e puxou do cinto a faca que achara na floresta. Colocou-a sobre a mesa.

- Então me diga, dedicada: que espécie de arma é essa?

Ulanir arregalou os olhos ao ver a faca.

- Onde você achou isso?

[Continua]

- [25-10-2020]