O mordomo

Kamano, o mordomo da rainha Ylenor, ergueu os olhos da correspondência que estava escrevendo quando ouviu baterem na porta do seu escritório no castelo de Dastamar. Havia instruído o soldado que montava guarda do lado de fora a só interrompê-lo em circunstâncias bem específicas; e aquela, como logo verificou, era uma delas.

- Senhor, o mestre de armas enviado pela guilda chegou, e solicita ser recebido por vossa senhoria.

Kamano mergulhou a pena no tinteiro e ergueu-se.

- Ele está aí fora? - Indagou, tentando vislumbrar o corredor ensombrecido por trás do soldado.

- Não, senhor. Está na tenda do armeiro, conversando com a dedicada.

- Pois mande-lhe avisar que suba, e que esteja pronto para apresentar-se à rainha.

- Sim, senhor - respondeu o soldado, fechando a porta.

Um cavalariço foi encarregado de dar o recado a Romar, o que interrompeu a conversa que ele estava tendo com a dedicada sobre a faca encontrada na floresta.

- Continuamos esse assunto depois - decidiu o mestre de armas. - Você me acompanha?

- Eu? - Ulanir o encarou surpresa. - Você vai se reunir com o mordomo e a rainha. Não tenho nem roupa pra isso!

Romar titubeou por um instante.

- Bom... então você pode aguardar do lado de fora da sala de reuniões. Mas como costumam ser essas recepções da rainha, aqui em Dastamar? Não estamos na corte, afinal.

- Não se espante se a rainha o receber em pantalonas de montaria... ela costuma sair para caçar com falcões na floresta ao redor do castelo.

Romar lançou-lhe um olhar maroto.

- Está me parecendo que não haveria nada de mal se você fosse comigo à reunião; afinal, é a minha dedicada.

- Não me tente - atalhou Ulanir. - Mas sugiro que leve sua melhor espada, ela pode querer conferir a qualidade do seu trabalho.

- Farei isso. Trouxe a "Perseverança", está pendurada na sela do meu cavalo.

- Por que batizou a espada de "Perseverança"? - Indagou Ulanir curiosa.

- Ela não descansa enquanto não abate o inimigo - replicou o rapaz.

O cavalariço, que acompanhava impaciente a conversa, resolveu intrometer-se.

- Desculpem, mas vão fazer o mordomo esperar? Ele é um homem muito ocupado!

Romar resolveu apressar-se. No alforje do cavalo pegou uma echarpe bordada com as armas da Caríngia, que comprara em Tectumca e enrolou-a no pescoço; no cinto, prendeu a espada Perseverança.

- Que tal estou? - Indagou para Ulanir.

- Pronto para a batalha. Só falta um capacete - avaliou a dedicada.

[Continua]

- [26-10-2020]