Os 12 deuses e seus correspondentes romanos

Zeus (Júpiter): O maior dos deuses. Seu cetro é o raio; deus do céu, tem temperamento bem instável, sendo benevolente com os que o adoravam, porém bem rigoroso com os que não lhe prestavam devoção.

Hades (Plutão): O segundo membro da realeza olímpica. Governava o submundo,fazendo com que todos que fossem pra lá pagassem seus pecados.

Poseidon (Netuno): O mais velho dos titãs. Governava os oceanos e as águas em geral. Com seu tridente, ajudava os pescadores e também causava grandes naufrágios aos caçadores e a quem poluísse seus domínios.

Ares (Marte): deus da guerra. Onde chegasse, não se contentava até que visse derramamento de sangue.

Hefesto( Vulcano): deus do fogo. Já nasceu feio e foi lançado do monte Olimpo, ficando manco. Mas era exímio ferreiro, fazendo armas para os heróis nas batalhas.

Apolo: deus da música e da poesia. Tocava sua lira pelo Olimpo e governava o sol.

Hermes (Mercúrio): deus dos negócios.Com seu caduceu, fazia seus servos prosperarem.

Hera (Juno): deusa do casamento. Era a rainha do Olimpo. Vingativa, fazia da vida de Zeus um verdadeiro inferno.

Deméter ( Ceres): deusa da agricultura. Quem lhe servia prosperava no plantio e colheita.

Afrodite (Vênus): Deusa da beleza e do amor. Casou-se com Hefesto e protegia os que amava.

Atena ( Minerva): Deusa da sabedoria. Aconselhava os deuses do Olimpo e a quem a adorava, mostrando o certo a fazer.

Dionísio ( Baco): Deus do vinho. Só queria saber de beber. Não tinha servos nem devotos.

gordilho de betim
Enviado por gordilho de betim em 24/02/2021
Reeditado em 24/02/2021
Código do texto: T7192100
Classificação de conteúdo: seguro