Tempos de infância

Recordar coisas, fatos e acontecimentos da infância não é demérito pra ninguém, ao contrário, nos mostra coisas antes nunca imaginado. Com certeza muitas foram as coisas e fatos que aconteceram contigo. Assim também aconteceu comigo. E eu hoje contando com meus 64 anos ainda lembro muito bem, e não tenho nenhum receio em "contar" uma delas nas linhas abaixo.

Aqueles foram sem duvida tempos difíceis. Aliás, aprendi mais tarde o verdadeiro significado de dificuldades. Os parcos recursos conseguidos por minha mãe mal davam para sustentar a família grande. O pai já tinha cumprido sua missão existencial e agora tinha nos deixado. Eu então resolvi que iria trabalhar e montar o meu primeiro negócio. Eu precisava ganhar algum dinheiro para ajudar na manutenção da casa. Eu pedi ao meu irmão mais velho que me ajudasse a fazer uma caixa de engraxate. Eu pretendia ganhar muito dinheiro engraxando sapatos. Muito dinheiro, pensando assim quem sabe com muita sorte ganharia lá alguns trocados. Assim, foi feito uma caixa triangular de madeira, com o suporte para apoiar o pé e uma abertura para guardar os materiais de trabalho. O local de trabalho era normalmente em frente ao "Bar do Pinguim" e do "Bar do Mauro". Minha mãe me deu um dinheirinho e fui correndo na "Casa Hamaji" comprar as graxas preta e marrom e as escovas. Ela me deu uns pedaços de panos branquinhos de saco de açúcar para lustrar os sapatos. E foi assim que pela primeira vez comecei a ganhar os meus primeiros trocados trabalhando. Agora com alguns trocados no bolso meu irmão me levou pela primeira vez ao cinema "Cine Luz" para assistir uma matine de domingo a tarde...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 01/03/2021
Reeditado em 01/03/2021
Código do texto: T7195938
Classificação de conteúdo: seguro