HOUVE UM TEMPO EM QUE MINARÃ UM ÍNDIO EGOÍSTA E MALVADO GUARDAVA A SETE CHAVES O SEGREDO DA DESCOBERTA DO FOGO.
ELE NÃO QUERIA DIVIDIR ESSE SEGREDO COM NEMHUM OUTRO MEMBRO DA TRIBO.
ENTÃO A SUA CABANA ERA SEMPRE VIGIADA E ERA A SUA FILHA IARAVI QUE SEMPRE MANTINHA O FOGO ACESSO.
MAS O SEGREDO DE MINARÃ COMEÇOU A SER AMEAÇADO COM A CHEGADA À TRIBO DE UMA LINDA PRINCESA DE LONGOS CABELOS DOURADOS.
ESSA PRINCESA ERA UMA GRANDE AMANTE DA FAUNA E DA FLORA AMAZÔNICA E VEIO COM O OBJETIVO DE LEVAR ALGUMAS PLANTAS E ANIMAIS SELVAGENS PARA A SUÉCIA, SUA TERRA NATAL.
ALGUNS ÍNDIOS QUE NÃO CONCORDAVAM COM O MODO COMO O CACIQUE MINARÃ GOVERNAVA A TRIBO DOS CAIANGANGUES NÃO DESISTIAM DE POSSUIR TAMBÉM O SEGREDO DE COMO SE PRODUZIA O FOGO.
ENTÃO PROCURARAM A PRINCESA DAGMAR DA SUÉCIA PARA QUE ELA AJUDASSE O POVO CAIANGANGUE A DESVENDAR O SEGREDO DA ORIGEM DO FOGO TÃO BEM GUARDADO POR MINARÃ DURANTE MUITOS ANOS.
ELA ACEITOU O PEDIDO DA TRIBO DOS CAIANGANGUES, POIS HAVIA SE APAIXONADO POR UM BELO ÍNDIO CHAMADO FILETE, UM VALENTE ARQUEIRO.
ELE MANEJAVA O ARCO E A FLECHA COM MUITA HABILIDADE E ALÉM DISSO, ERA UM JOVEM INTELIGENTE E ASTUTO.
ASSIM ELE COM A AJUDA DA PRINCESA DAGMAR DECIDIRAM TIRAR DE MINARÃ O SEGREDO DO FOGO QUE GUARDAVA SÓ PARA SI.
ENTÃO, A PRINCESA ORIENTOU FILETE PARA QUE PROCURASSE O PAJÉ DA TRIBO PARA PEDIR QUE ELE O TRANSFORMASSE NUMA GRALHA.
O SEU PEDIDO FOI ACEITO PELO PAJÉ QUE IMEDIATAMENTE O FEZ VIRAR UMA GRALHA.
ASSIM FILETE TRANSFORMADO NUMA GRALHA PARTIU VOANDO PORA ONDE SE LOCALIZAVA A CABANA DE MINARÃ E AVISTOU LÁ DAS NUVENS QUE A ÍNDIA IARAVI BANHAVA-SE NA ÁGUAS DO GÔIO-XOPIN, RIO LARGO E TRANSLÚCIDO.
ENTÃO O ASTUTO ÍNDIO DECOLANDO DAS NUVENS LANÇOU-SE NO RIO E DEIXOU-SE LEVAR PELA CORRENTEZA DISFARÇADO DE GRALHA.
ASSIM QUE AVISTOU A GRALHA NO RIO, IARAVI PEGOU A GRALHA E A LEVOU PARA A CABANA E COLOCOU-A JUNTO Á LAREIRA EXATAMENTE COMO FILETE TINHA IMAGINADO. ASSIM QUANDO SUAS PENAS SECARAM A GRALHA PEGOU UMA BRASA E IMEDIATAMENTE FUGIU DALI PARA BEM LONGE.
QUANDO MINARÃ RETORNOU A CABANA DEPOIS DE UM LONGO DIA DEDICADO A CAÇA E A PESCA A SUA FILHA CONTOU-LHE O QUE HAVIA ACONTECIDO E ELE FICOU COM MUITA RAIVA E ASSIM PASSOU A PERSEGUIR A GRALHA SEM SABER QUE ERA FILETE, SEU RIVAL DECLARADO. ENTÃO COMO GRALHA, ELE ESCAPOU DAS MÃOS DE MINARÃ E SE ESCONDEU NUMA TOCA ENTRE AS ROCHAS.
MINARÃ NÃO DESISTIU E ENCONTROU A GRALHA E BATEU-LHE DIVERSAS VEZES COM UMA VARA DE BAMBU ATÉ ELA DESFAZER NO CHÃO. PENSANDO QUE HAVIA MATADO A GRALHA ELE RETORNOU CONTENTE A SUA CABANA.
ENTÃO O JOVEM ÍNDIO PENSANDO TER ENGANADO MINARÃ SAIU DE SEU ESCONDERIJO E VOOU ATÉ UMA ÁRVORE E ALI REACENDEU A BRASA QUASE EXTINTA QUE HAVIA ROUBADO DO VELHO ÍNDIO EGOÍSTA E COM ELA INCENDIOU UM RAMO DE SAPÉ LEVANDO-O TAMBÉM NO BICO.
O JOVEM ÍNDIO ACREDITAVA QUE ESTAVA A UM PASSO DE DESVENDAR O SEGREDO DO FOGO GUARDADO A SETE CHAVES POR MINARÃ E DEPOIS QUE TOMASSE O LUGAR DE CACIQUE DA TRIBO DOS CAIANGANGUES SE CASARIA COM A PRINCESA DOS LONGOS CABELOS DOURADOS.
MAS NEM TUDO SAIU COMO O JOVEM E ASTUTO ÍNDIO PREVIA, POIS, COMO VENTAVA MUITO NAQUELA MANHÃ, O RAMO INCENDIOU-SE CADA VEZ MAIS E, PESADO, CAIU DO BICO DA GRALHA QUE ERA O DISFARCE DE FILETE. ASSIM AO CAIR O FOGO INCENDIOU AS MATAS E PROPAGOU-SE PARA AS FLORESTAS VIZINHAS DA SUA TRIBO. ENTÃO VEIO A NOITE E TUDO CONTINUOU CLARO COMO O DIA. FOI ASSIM DIAS E DIAS. O JOVEM E ASTUTO ÍNDIO FICOU SENDO UMA GRALHA PARA SEMPRE, POIS, NÃO SUPEROU VER A SUA LINDA PRINCESA DE LONGOS CABELOS DOURADOS SE TORNAR A ESPOSA DE MINARÃ.
O INCÊNDIO PROVOCADO PELA AMBIÇÃO DO JOVEM E ASTUTO ÍNDIO NA PELE DE UMA GRALHA FEZ COM QUE VIESSEM ÍNDIOS DE TODAS AS PARTES DAS TERRAS DE PINDORAMA QUE NUNCA TINHAM VISTO TAMANHO ESPETÁCULO E CADA UM LEVOU BRASAS E TIÇÕES PARA SUAS TRIBOS.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/03/2021
Reeditado em 12/02/2024
Código do texto: T7197585
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.