CAVERNA DO VALOR

SOUBE DE UMA FAMÍLIA QUE LARGOU TUDO E FOI VIVER NUMA CAVERNA. LÁ ELES TIVERAM QUE APRENDER A CUIDAR UNS DOS OUTROS. A SAÚDE DE CADA INTEGRANTE VIROU PRIORIDADE. OS MAIS EXPERIENTES PRECISARAM ENSINAR AOS MAIS JOVENS O VALOR DE TUDO QUE É IMPORTANTE. NOS DIAS SEGUINTES, O TEMPO JÁ NÃO TINHA TANTA IMPORTÃNCIA. MAS SOUBERAM VALORIZAR CADA PRÓXIMO MOMENTO JUNTOS. SENTIRAM UNIDOS AS ANGÚSTIAS E AS INCERTEZAS DE CADA ESTÁGIO DE SUAS VIDAS.

A CAVERNA FOI TRABALHADA, ORNAMENTADA E MODIFICADA, FICOU COM A CARA DELES. AMPLIARAM E PERCEBERAM QUE TINHAM UM LAR. OS CÔMODOS ERAM PEQUENOS MAS ACONCHEGANTES, AS CAMAS ERAM DURAS MAS OFERECIAM CALOR E CONFORTO NAS NOITAS FRIAS. QUANDO A FRIAGEM ERA INTENSA DEMAIS, ACHEGAVAM-SE AO CALOR MÚTUO, E ERAM SUFICIENTEMENTE AQUECIDOS.

AS CRIANÇAS SENTIAM-SE PROTEGIDAS E VIAM NOS PAIS UM ESPELHO QUE REFLETIA SEU PRÓPRIO FUTURO, POIS QUERIAM SER COMO ELES. CADA CONQUISTA ERA MOTIVO DE FESTA. A SIMPLICIDADE ERA A MAIOR RAZÃO.

A GRATIDÃO ERA UMA LIÇÃO QUE FAZIA PARTE DA ROTINA DE TODOS. NAS PAREDES DA CAVERNA, GRAVAVAM COM DIVERSOS MATERIAIS, AS PROVAS DE SUAS BATALHAS E DAVAM DESTAQUE PARA CADA VITÓRIA.

UM DIA TIVERAM UMA IDEIA BRILHANTE, DEVIAM CONFECCIONAR UMA MOEDA DE PEDRA POLIDA, COM INSCRIÇÕES QUE REGISTRASSEM CADA MOMENTO VIVIDO ALI. ATRIBUIRIAM VALORES DE UM A DEZ E GUARDARIAM EM UMA ESPECIE DE BAÚ RÚSTICO DE PEDRA. ACUMULARAM MOEDAS DURANTE CADA DIA,MÊS E ANO QUE VIVERAM. O BAÚ FICOU CHEIO E FOI ENTERRADO NO FUNDO DA CAVERNA. QUANDO FEZ ISSO, O ÚLTIMO INTEGRANTE DAQUELA FAMÍLIA ESTAVA COM SETENTA ANOS. AO VER SE APROXIMAR O SEU FIM, PEDIU A UM AMIGO QUE O ENTERRASE NO CENTRO DAQUELE LUGAR.

MUITO ANOS SE PASSARAM, O LUGAR FOI ESQUECIDO E FINALMENTE REENCONTRADO. QUANDO ABRIRAM A CAVERNA, CAVARAM E RETIRARAM O BAÚ. HAVIA DENTRO DELE, ALÉM DE PEDRAS POLIDAS E DESGASTADAS PELO TEMPO, UMA TÁBUA RETANGULAR EM PEDRA, QUE DIZIA: “AQUI ESTÁ O NOSSO ÚNICO TESOURO, CADA MOEDA ENTALHADA REPRESENTA UMA CONQUISTA, UM MOMENTO SUBLIME VIVIDO AQUI NESTE LUGAR. A DUREZA DAS PEDRAS NUNCA FOI SUFICIENTE PARA ENDURECER O NOSSO CORAÇÃO DE CARNE.

O VALOR IMCOMPARÁVEL DESTE TESOURO FOI GRAVADO POR UMA FAMÍLIA QUE SOUBE PARTILHAR TUDO DE MELHOR QUE A VIDA PODE OFERECER.”

E MUITOS FORAM OS QUE QUISERAM MORAR NAQUELA CAVERNA...