A preparação

Os homens começaram a se dispersar após a preleção da matriarca, alguns de volta às suas casas, outros se encaminhando para colaborar na arrumação da longa mesa coletiva que estava sendo armada sob as árvores junto ao rio que cortava a aldeia, onde à noite seria realizada a tradicional confraternização dos novos noivos-recrutas. Ilko estava entre estes últimos, e juntou-se a um grupo de carpinteiros que montavam as pranchas de madeira sobre cavaletes, um ao lado do outro.

- O que achou da aula da Mudragena? - Indagou ao rapaz o chefe do grupo, um sujeito de bigodes longos e caídos, chamado Milanko.

- Mudragena? - Ilko ergueu os sobrolhos, enquanto pregava tábuas. - Achei que esse era o nome dado às curandeiras, não à líder do clã Gajda.

- A líder dos Gajda é sempre uma mudragena - assegurou Milanko. - É preciso ser uma para manipular com... bem, você sabe; isso das mulheres Gajda darem à luz somente meninas.

Ilko fez um gesto afirmativo. Pensando bem, aquilo fazia muito sentido.

- Nossa líder parece ter planos grandiosos para os Gajda - ponderou. - Foi por isso que meu pai me mandou vir de Zelena Dolina para cá.

- Você é de Zelena Dolina? - Milanko pareceu subitamente interessado na informação. - Mesmo com todas as suas manadas de bois e cavalos, ainda achou que poderia ganhar mais trabalhando como carpinteiro para as Gajda?

- Não para as Gajda - replicou Ilko, parando momentaneamente de martelar. - Com as Gajda; isso é bem diferente.

E voltando à faina:

- Mas, você não deixa de ter razão. Se tivesse ficado em Zelena Dolina, provavelmente não estaria fazendo um trabalho como este. Meu pai é comerciante; só aceitei vir para Vélika Livadá porque não iria herdar o negócio: tenho dois irmãos mais velhos à minha frente, na linha de sucessão.

- Assim sendo, melhor ser um Gajda - ponderou Milanko. - Mesmo que a fala da Mudragena às vezes não faça muito sentido.

- Como assim? - Ilko franziu a testa.

- Aquela parte em que fala sobre o nosso destino ser reinar sobre a humanidade; acredita mesmo que isso seja possível?

Ilko deu de ombros.

- Quem sou eu, para duvidar da Mudragena? - Redarguiu.

Na mente de Ilko, a estratégia das Gajda fazia todo o sentido: elas atraíam para junto de si os melhores homens de cada clã, e podiam escolher entre eles. A continuar com esta estratégia, a visão de um mundo dominado pelas Gajda tornava-se factível. E, o que era mais importante, uma dominação obtida pelo amor, não pelas armas.

Mais tarde, ao compartilhar seus pensamentos com Petra, a esposa, ela fez uma única observação:

- Mas você não disse a eles que seu pai não era um simples comerciante, mas o amir de Zelena Dolina.

- Isso não muda nada, - assegurou Ilko de bom humor - continuaria a ser o terceiro na linha de sucessão. Melhor que pensem que sou apenas Ilko, o carpinteiro.

O que só reforçava a ideia que tinha sobre o acerto da estratégia de Vidna Gajda.

- [02-08-2022]