Mau funcionamento

As luzes ao longo do corredor piscaram uma, duas vezes, e depois se apagaram, sendo automaticamente substituídas pelas lâmpadas avermelhadas de emergência. Jeda estava a caminho da sua cela quando o fenômeno ocorreu, e algumas portas foram abertas manualmente, rostos assustados olhando para ele. Ida, Nora, Rom, o jovem Shem...

- Jeda? O que houve? - Perguntou Ida, o roupão amarelo caindo flácido em torno do seu corpo.

- Algum tipo de pane... talvez o reator... - retrucou, tenso. - Sei tanto quanto você.

Um estrondo abafado, não muito distante. As paredes vibraram. Agora, todos os residentes haviam saído de suas celas, a maioria envergando os roupões amarelos ou brancos que usavam para dormir. Crianças pequenas agarravam-se às pernas dos pais. Independentemente da idade, todos estavam com medo.

- Acho que arrombaram a porta principal... - murmurou Shem, olhos baixos.

- Quem seria capaz de uma estupidez dessas? - Atalhou Ida, olhando em pânico para o fundo do corredor. Ali, uma porta metálica separava o bloco de dormitórios do amplo salão onde estava instalado o refeitório coletivo.

Um novo estrondo, mais próximo. E a porta do refeitório começou a ser aberta manualmente, deixando entrar fumaça e vultos em uniformes escuros e capacetes com viseiras, portando armas longas de aspecto ameaçador. Jeda e os seus recuaram para a extremidade oposta do corredor, formando um bloco de carne trêmula.

- Tenente! Localizei os moradores! Estão na ala residencial! - Gritou um dos invasores vestidos de preto, virando-se para trás.

Um homem alto surgiu dentre a fumaça, uma platina vermelha sobre o ombro esquerdo. Ele parou, entre dois dos seus soldados, e removeu o capacete, colocando-o sob o braço.

- Não temam! Viemos libertar vocês! - Exclamou ele.

- Libertar... libertar do quê? - Indagou Ida, olhos arregalados.

- Das máquinas! Venham conosco, antes que elas mandem reforços... destruímos os robôs de guarda lá fora.

Os residentes entreolharam-se. Os robôs haviam sido destruídos?

- Aqueles robôs estavam ali para nossa proteção! - Protestou Jeda, colocando-se à frente do seu povo.

- Vocês são escravos das máquinas! Estamos lhes dando a possibilidade de serem livres novamente, senhores do próprio destino! - Insistiu o tenente.

Jeda ergueu os braços para pedir silêncio. Caminhou alguns passos e ficou frente à frente com o oficial.

- Tenente, não passou pela sua cabeça que nem todos os humanos querem ser "libertados" das máquinas, e que nós estamos muito bem, obrigado, aqui, nesta colônia? Somos um grupo voltado para a meditação e o autoconhecimento, não temos interesse em voltar à fazer parte da sua humanidade, nem discutir os problemas dela. De onde você vem, por exemplo, fornecem três refeições diárias, um local decente para viver, acesso ao conhecimento sem restrições e posibilidade de uma vida contemplativa e sem perseguições?

O tenente mudou o peso do corpo de um pé para o outro.

- Bem... não.

E puxando uma granada do cinturão:

- Mas se não querem conviver com a humanidade, não merecem fazer parte dela.

Ia puxar o pino, quando ouviu-se uma fuzilaria por trás dele. Seu corpo tombou para a frente, crivado de balas. Os outros dois soldados tentaram reagir, mas também foram abatidos. Uma figura metálica surgiu em seguida, abaixando a cabeça para passar pelo batente da porta: um robô de combate, armadura cheia de mossas e manchas de sangue, uma metralhadora .50 fumegante embutida no braço direito.

- Desculpem o atraso - disse, à guisa de saudação. - Creio que agora pegamos todos.

- Mais um pouco e teríamos morrido nas mãos desses fanáticos - protestou Jeda.

- Desculpem - repetiu o robô. - E agora, é melhor que voltem para suas celas. Uma equipe da manutenção já está a caminho. A força será restabelecida em breve.

Os residentes começaram a acatar a sugestão, aliviados. Antes de entrar em sua cela, Ida voltou-se para o robô, que começava a arrastar os corpos metralhados para fora do corredor, e resmungou:

- Escravos das máquinas... o que seríamos de nós, sem elas!

E fechou a porta atrás de si.

- [24-02-2018]