Uma aula no século XXII

- É esse o livro? – Ao pronunciar essa pergunta o Grão-diretor intimidava com o seu olhar severo o pobre professor que, nitidamente, tremia dentro do uniforme branco.

-É sim, honorável Grão-diretor. Este livro foi encontrado na mochila de um dos meus alunos.

O livro em questão não era muito volumoso, só não tinha a capa totalmente branca porque continha uma foto da Terra estampada bem ao centro. Uma bela foto que mostrava uma esfera azulada representando a Terra. ENCICLOPÉDIA MUNDIAL, VOLUME I era o que estava escrito embaixo da foto. Um outro detalhe que chamava a atenção eram as páginas que se encontravam plastificadas o que justificaria o seu bom estado de conservação.

- Professor, você sabe que este tipo de material é apócrifo, mentiroso, imoral e perigoso? Ou existe alguma dúvida a esse respeito para o senhor?

- Sei perfeitamente, Grão-diretor. Este livro é uma afronta à ciência e aos bons costumes. Por isso que de imediato trouxe ele ao seu conhecimento. – Respondeu tentando passar a maior confiança possível, pois sabia que apenas uma palavra negativa do Grão-diretor a seu respeito e ele seria transferido para dar aulas em algum horrível centro de recuperação para degenerados imorais.

- Ótimo! Agora conte-me como foi que o senhor soube da existência desse livro.

******

Eram dez horas de uma manhã de verão e a aula que transcorria era de geografia. O professor mostrava através de um projetor o desenho da superfície da Terra com seu relevo e sua provável extensão. Luiz Pelegrine era um professor novato e ainda se mostrava empolgado, talvez, por isso mesmo, não estivesse preparado para o que ocorreria.

Durante sua preleção apresentou um novo desenho que mostrava a totalidade do planeta em uma projeção perfeitamente plana.

- Olhem bem, meninos.- Falava um empolgado Luiz. – É aqui que nós moramos. Essa é a nossa casa. Atentem para a sua superfície plana e perfeitamente estável. Um verdadeiro e lindo milagre de Deus. Olhem como o paredão de gelo dos polos segura a água dos oceanos. Vocês não acham lindo isso?

- Professor, eu acho mais bonito a foto da outra Terra. – Falou um aluno magrinho e com o cabelo quase ruivo.

- Que outra Terra, menino? Não existe outra Terra!

- No livro que eu tenho tem uma foto da Terra e ela é mais bonita que essa que o senhor mostrou. Só que ela é redonda.

- Menino, do que você está falando? Não existe esse negócio de “outra Terra” e ainda mais uma que seja redonda. O que seus pais vão dizer se souberem que você anda falando esse tipo de bobagem? Vão bem pensar que andei ensinando coisa errada para você.

Um nada intimidado garoto pega sua mochila e tira de dentro dela um livro da capa dura e mostra para o professor.

Luiz Pelegrine percebe a empolgação do aluno quando este lhe mostra o livro.

- De onde veio isso? Livros são muito caros e raros. Onde você achou esse livro, menino? – Perguntou tentando dar um ar de severidade mesmo sabendo que não era um professor severo.

- Eu achei no porão da casa de minha avó, dentro de uma caixa velha. Estava brincado lá quando achei. Professor, tem um monte de fotos legais nele, tem uns desenhos que mostram...

- Para, menino! Isso tudo é besteira.

- Mas, professor, tem umas fotos que mostram um homem andando na lua, tem foto de ...

- Já chega, menino! Vou levar esse livro para o Grão-mestre e seus pais serão avisados para compareceram à sala da direção amanhã.

******

O Grão-mestre ficou olhando para o livro que repousava em cima de sua mesa. Manuseava suas páginas com um misto de curiosidade e medo. Haviam gravuras de animais parecidos com lagartos imensos e que ele nunca tinha visto, em outras páginas haviam fotos de uma Terra bem diferente daquela que ensinaram para ele na escola. O que mais lhe assustava é que o livro falava de muitas coisas que eram completamente desconhecidas para ele.

Aquele era um livro perigoso. Ele o entregaria pessoalmente ao Conselho Religioso-Científico.

******

Um menino com o cabelo quase ruivo brincava de explorador em um porão sujo e bolorento. Ao se deparar com uma caixa velha e cheia de coisas antigas soltou um risinho de triunfo e alegria. Bem lá no fundo da caixa estava um livro velho com um vistoso título: ENCICLOPÉDIA MUNDIAL, VOLUME II

Jota Alves
Enviado por Jota Alves em 15/11/2018
Reeditado em 16/11/2018
Código do texto: T6503638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.