Devagar se chega ao longe

Ruslan Yanovich Vorobyov, Rusya, para os íntimos, major da Força Espacial da URSS, encarou com certa satisfação a expressão de perplexidade estampada no rosto do seu interlocutor, o capitão da USAF Maxwell Olson.

- Pelo que entendi, a URSS irá nos ceder tecnologia alienígena de voo espacial… sem nenhuma contrapartida? - Indagou Olson, inclinando-se sobre a mesa do café londrino, no qual os dois homens haviam marcado o encontro informal.

- Precisamente - aquiesceu o major. - O nosso uso desta tecnologia está sujeito a algumas condições ditadas pela inteligência cedente, e uma destas é que deveríamos compartilhar parte do nosso conhecimento adquirido, com nações não diretamente envolvidas com o esforço que resultou na aquisição do mesmo. De cara, isso exclui os ingleses, embora vocês possam dividir com eles o que estamos dispostos a lhes repassar.

Olson continuava incrédulo.

- Eu não acredito que a URSS vá fornecer aos Estados Unidos a tecnologia do voo hiperespacial, sem pedir algo muito grande em troca - replicou.

- E não deve acreditar, pois não é isso que estamos dispostos a lhes fornecer - declarou o russo. - Os princípios teóricos e práticos da viagem mais rápida do que a luz, foram disponibilizados única e exclusivamente à União Soviética, como legítima representante do planeta Terra. Não temos autorização nem interesse de revelar isso a terceiros…

- Bem, mais então…

- Então, o que temos a lhes oferecer são os princípios do voo espacial subfótico - revelou Ruslan Yanovich. - Não é nem de longe algo tão interessante quanto a viagem hiperespacial, mas mesmo assim, lhes abrirá as portas do Sistema Solar, e com algum desenvolvimento, o acesso às estrelas próximas em uma ou duas gerações. Melhor: poderão repassar esse conhecimento para quem quiserem. Até mesmo para os ingleses.

- E isso a troco de nada? - Insistiu o capitão Olson, testa franzida. - Só pela nossa velha amizade?

- O interesse da URSS são as estrelas distantes, - comentou o major - mas ainda temos um inimigo comum aqui na Terra. Ainda não é chegado o momento de acabar com ele de uma vez por todas, mas gostaríamos de poder contar com o apoio dos EUA quando a hora chegar.

- Entendo - acedeu Olson. - Mas sabe que terei que reportar nossa conversa aos meus superiores, e eles irão exigir provas do que está oferecendo. Provas que possam ser analisadas por nossos cientistas.

- Naturalmente - redarguiu Ruslan Yanovich, retirando de um bolso do uniforme um disquete vermelho de 3 ½". - Veja, nesta mídia estão planos para a construção de um protótipo de nave espacial, capaz de atingir 10% da velocidade da luz. Peça para que seus cientistas avaliem, sem compromisso.

Olson pegou o disquete, e o encarou com desconfiança.

- Prometo que não está infectado com vírus - declarou o major, erguendo a mão direita num juramento solene.

***

- Tudo está caminhando conforme o previsto - relatou posteriormente o major através de uma linha telefônica criptografada, na embaixada soviética em Londres.

- Os americanos não terão nenhum motivo para suspeitar do plano, - ponderou a voz feminina do outro lado da linha - até porque, ele não é nosso.

- E faz alguma ideia do que Samaria quer com ele, camarada? - Indagou o major.

- Ela quer chamar a atenção de alguém ou de alguma coisa, e um voo tripulado dos EUA, usando a tecnologia que fornecemos, cumprirá esse objetivo. Pense no astronauta americano como um chamariz - explanou a mulher.

- Pelo menos, Samaria teve a consideração de não usar um dos nossos - avaliou Ruslan Yanovich.

- Eu não sei se é consideração, ou se ela simplesmente não deseja colocar todos os ovos numa mesma cesta - redarguiu a interlocutora. - Em todo caso, cumprimos nossa parte nessa história, agora é monitorar o que os americanos farão daqui por diante.

- Nossos amigos ficaram tão agradecidos, que não creio que nos esconderão o andamento do seu trabalho - previu o major.

- Pretendo nomeá-lo nosso adido militar em Washington, major, justamente para poder acompanhar isso de perto - declarou a mulher.

- É uma honra para mim, camarada secretária-geral - agradeceu Ruslan Yanovich.

[22-09-2019]