Círculo de Proteção

Embora isso não fosse do conhecimento dos Médios, muito antes deles terem chegado ao Vale através do Portal, os Apartados haviam sido desencorajados a usar seus poderes; ao menos, em situações normais do dia a dia. O objetivo era não atrair atenções indesejadas de além-Portal pela liberação de energia psiônica. Portanto, ao entregar duas de suas três Lentes à Lily-Mae, Ash lhe instruíra a usá-las o mais próximo possível da saída do Vale para mascarar as emissões.

- Foi a única exigência que me fez - revelou ao grupo, após terem desembarcado do trem e começado a subir a trilha nas montanhas que os levariam à entrada do Portal. - Talvez tenham receio de que os Tykar comecem a persegui-los se perceberem que possuem poderes.

- Os Tykar não tem interesse nos Apartados - avaliou Oskar, o líder dos Médios, caminhando à frente do grupo. - Desde que não ficassem sabendo que nos deram abrigo por todos esses anos; enfim, estamos a caminho de outro lar provisório...

Haviam levado poucas provisões para o trajeto, já que no interior do Portal havia estações equipadas com sintetizadores de alimentos. O objetivo, como ressaltou Oskar, era fazer um piquenique de despedida do Vale antes de adentrarem o sistema do Portal: peixe frito, batatas fritas, queijo, sanduíches e chá.

- Talvez nunca mais voltemos à esta estação - comentou, quando se sentaram em círculo no prado florido que antecedia a entrada do Portal. - Vamos comer, beber e agradecer por tudo de bom que nos ocorreu enquanto aqui estivemos. E, se tivemos dissabores, que também permaneçam aqui.

O grupo, não mais de uma dúzia de adultos e meia dúzia de crianças que haviam nascido durante a permanência no Vale, comeu em silêncio. Todos pareciam receosos do que lhes aguardava quando transpusessem o Portal e adentrassem no vasto mar de conexões que interligavam estações em incontáveis planetas. Finalmente, Oskar solicitou à Lily-Mae:

- Ontem à noite, você falou que iria demonstrar ao ar livre o outro dom que havia aprendido a usar com sua Lente. Poderia mostrar agora?

Lily-Mae ajustou o bracelete no braço esquerdo e ergueu-se.

- É algo absolutamente louco - declarou, antes de tocar com a mão espalmada no bracelete.

Por um instante, nada aconteceu. Em seguida, um círculo azul-escuro achatado surgiu à cerca de um metro de altura do solo, girando em torno do grupo que estava sentado. Lily-Mae abaixou-se, pegou uma pedra no chão e atirou-a contra o círculo que girava. A pedra bateu num obstáculo invisível antes de atingir o círculo e cair no solo.

- Um gerador de campo de força - avaliou Oskar. - Isso poderá ser extremamente útil ao nos deslocarmos entre estações.

E, com a mão no queixo:

- Principalmente se tivermos que enfrentar os Tykar.

[Continua]

- [09-07-2020]