Ira

Eles olharam para o céu e viram um milhão de estrelas, que juntas emitiam tanta luz quanto uma noite de lua cheia.

- Acho que estamos ligeiramente fora da nossa rota - avaliou Frances, ao descerem do módulo de transporte sobre um planeta gelado.

- Estamos próximos do centro de um aglomerado globular - foi a conclusão de Josh. - Isso deve ter interferido com nossos sistemas de navegação ao sairmos da Intergaláctica.

- Ira, qual a probabilidade estatística disso ter acontecido aleatoriamente? - Indagou Frances para o módulo pelo rádio do capacete.

- Menos de uma chance em um trilhão - respondeu educadamente Ira, a IA que controlava o módulo.

- O que me diz? - Questionou Frances, encarando Josh com as mãos na cintura.

- Qual a possibilidade disso ter acontecido por falha minha, Ira? - Indagou Josh com ar resignado.

- Ínfima - replicou Ira. - Todos os cálculos de navegação pela Intergaláctica são automatizados, justamente para evitar o risco de um erro de programação humano.

- Então, está admitindo que errou? - Questionou Josh.

- Admito que é uma singularidade - respondeu Ira sem alterar o tom de voz. - Talvez tenhamos sido desviados do curso deliberadamente, por uma força externa.

- Uma força externa... vinda deste planeta? - Inquiriu Frances.

- Não, deste aglomerado. Há muito foi postulado que aglomerados globulares poderiam abrigar civilizações muito antigas e tecnicamente avançadas - explanou Ira. - Talvez seja este o caso; desviaram um dos módulos da Intergaláctica para descobrir que tipo de criaturas a utilizavam, e agora podem já ter satisfeito a sua curiosidade.

- Talvez tenham ficado decepcionados conosco - ponderou Josh, enquanto ele e Frances retornavam ao interior do módulo.

- Percebi certa esperança deles em relação a mim - foi a resposta críptica de Ira, antes de retornar o módulo para a sua rota previamente traçada.

- [13-11-2020]