Chad

Theres segurou o braço de Annina, mas a médica já havia parado. À frente delas, surgindo silenciosamente de uma curva no corredor que levava às profundezas do bunker sob as montanhas, havia agora duas criaturas que lembravam feixes de lâminas amarelas presas à uma plataforma circular escura, onde ressaltos geométricos pareciam identificar dispositivos variados.

- Somos da Terra e viemos em paz - disse a primeira-oficial pelo rádio do capacete, erguendo a mão direita espalmada.

Um crepitar de estática fez-se ouvir nos capacetes das duas mulheres, seguido por uma voz metálica:

- Vocês vão levar o Chad?

- Chad é um dos tripulantes da nave que caiu em seu planeta? - Indagou Theres. - Ele está bem?

- Nós fizemos o Chad, - respondeu a voz - após estudarmos dois dos seus que ainda estavam com vida após a queda da espaçonave. Infelizmente, eles não sobreviveram por muito tempo.

- Mas Chad está bem - disse outra voz (ou talvez a mesma, já que a entonação era idêntica).

- Como assim... vocês fizeram Chad? - Indagou a médica, perplexa. - Vocês usaram partes dos dois sobreviventes para criar uma terceira pessoa?

- Lemos o seu código genético, e vimos como os seus organismos funcionam em vida - disse a voz. - A partir daí, não foi difícil fazer o Chad; temos a esperança de que num futuro não muito distante, outros como ele possam repovoar a superfície do nosso mundo.

- Vocês são máquinas - constatou Theres.

- Somos tudo o que restou da civilização que outrora aqui existiu - anuiu o robô. - Infelizmente, a última etapa da guerra planetária espalhou um vírus mortal pela atmosfera, que eliminou toda a vida inteligente. Mas a sua espécie é imune aos efeitos do vírus, e portanto com algumas adaptações, Chad e outros como ele, poderão ter sucesso onde nossos criadores falharam.

- Bem... nós não pretendemos levar o Chad - afirmou Theres. - Mas gostaríamos de conhecê-lo.

* * *

- Vocês são como eu? - Indagou Chad, ao ser apresentado às duas visitantes da Terra.

- Somos bastante semelhantes, mas você foi adaptado às condições de vida neste planeta - admitiu Annina. - Você pode respirar os gases da atmosfera normalmente, e nós precisamos usar trajes espaciais, por exemplo.

- E lhe ensinaram algumas das línguas faladas aqui, além da Comum, da Terra - acrescentou Theres. - Portanto, poderá nos ajudar a entender melhor quem eram os construtores desta civilização, e porque se extinguiram numa guerra.

- Eu gostaria de ter outros como eu, para conversar - disse Chad. - Vocês não poderiam ficar comigo? Há muita coisa legal para ver!

- Sim, eu não duvido, - redarguiu Theres - mas nós estamos apenas de passagem. Contudo, agora que sabemos que você está aqui, a Terra vai mandar cientistas e professores para ensinar e aprender com você. Isso não vai demorar, nós prometemos.

Chad pareceu ficar um tanto decepcionado com a conclusão do encontro, mas despediu-se das terrestres fazendo votos de que a demora não fosse longa.

* * *

- Os alienígenas que viveram neste planeta, deixaram robôs que utilizaram o código genético dos tripulantes mortos da "Stromboli" para criar um mutante adaptado às condições de vida do seu mundo - resumiu a primeira oficial para o comandante. - Embora tenha sido um primeiro passo, pode-se dizer que obtiveram sucesso.

- Crê que isso possa representar algum risco para a Terra, no futuro? - Questionou Steffen.

- Temos a oportunidade única de criar vínculos com uma inteligência extraterrestre que é derivada nossa - ponderou Theres. - É importante que ela tenha empatia por nós e nossos valores; as próprias máquinas que o criaram, parecem ter noção disso e sua única preocupação foi a de que não o levássemos embora. Como reafirmamos que não era essa a nossa intenção, acredito que não irão obstar a que Chad tenha contato com a cultura humana, através dos professores que iremos mandar para cuidar da sua educação.

E diante da expressão de dúvida de Steffen, Theres complementou:

- Comandante, ele pode ter pele verde e respirar uma concentração de formaldeído que nos seria nociva, mas afinal de contas, trata-se apenas de um garoto de 10 anos de idade...

- [20-11-2021]