UMA CRUZ A BEIRA DA ESTRADA
.
Quando me deparo com uma cruz a beira da estrada chego a conclusão de um atropelamento ou acidente com veículos.
.
Quem seria o mortal de triste sina?
.
A curiosidade me queimava por dentro, me deixava angustiado este segredo guardado
no símbolo cristão.
.
Uma cruz enegrecida, abandonada, indicando que a desgraça passara por lá ceifando uma vida.
.
Gostaria de tomar conhecimento deste fato, do dia fatídico e como as pessoas se envolveram
nesta tragédia.
.
Dias destes não resisti, passei por uma delas fincada à beira do caminho e estacionei o carro ao lado.
.
Olhei com muita curiosidade para a velha cruz.
.
Podia-se ver uma data entalhada de modo rudimentar, um tanto desgastada pelo tempo, quase apagada: 31/08/2000 e as iniciais escritas de forma irregular M - M.
.
Quase 19 anos do fatídico dia da infausta ocorrência.
.
Olhei ao derredor e avistei uma velha choupana mais adiante.
.
Me aproximei e bati palmas com vigor para chamar a atenção de algum morador.
.
Poucos segundos após surge na soleira da velha moradia uma senhora.
.
Ela aparentava ter uns 85 anos, andava arqueada e apoiava-se num velha e rudimentar bengala.
.
Roupas remendadas e rotas, chinelos desgastados, um gorrinho cobria-lhe a cabeça esbranquiçada pelo tempo.
.
Quando me atendeu notei que dois ou três dentes lhe faltavam na boca e suas mãos tremiam...
.
Olhos tristes, me encarou seriamente.
.
- Pronto seu moço, posso lhe ajudar? ... sussurrou numa voz debilitada.
.
Senhora, creio que é moradora há bastante tempo desta região e gostaria que me informasse sobre a pequena cruz à beira da estrada, por acaso tomou conhecimento
do ocorrido?
.
-Ah! ...meu senhor, nem queira saber...
.
-Já faz mais de 18 anos que aconteceu a desgraça...
.
- E como foi? A senhora poderia me contar?
.
- Vou lhe dizer com muita tristeza do ocorrido:
.
- Eu tinha uma filha chamada Mafalda, ela perdeu seu emprego na cidade e veio me ajudar no roçado e na pequena criação de porcos e galinhas que eu tinha no terreiro da casinha.
.
Era pouca a produção mas dava para nosso sustento.
.
Tínhamos também algumas árvores de frutas e pequena plantação de verduras e legumes.
.
- Mafalda há 3 anos engravidara de um sujeito bandido que a abandonou e ao seu filho Marcelo, ele escafedeu-se pelo mundo.
.
-Pra encurtar a conversa, um dia Mafalda e o filho estavam naquela esquina esperando o ônibus que os levaria para a cidade, ela havia arrumado um emprego de doméstica numa casa de família.
.
Não chegaram a embarcar.
.
Um carro em alta velocidade perdeu-se na estrada e atropelou mãe e filho.

Uma desgraça moço, os dois morreram na hora, o motorista estava bêbado e fugiu do local.
.
Desesperada esperei por socorro.
.
O ônibus que os levaria à cidade chegou.
.
O motorista tentou socorrer minha filha e meu neto. 

Em vão, estavam mortos.
.
A data está lá junto com as iniciais da Mafalda e do Marcelo.
.
Lágrimas teimavam em embaçar seus olhos...
.
Também eu morri naquele dia, moço!!!

.