(LAGRIMAS SINCERAS DE ANTIGO ESCRAVO!)

(LAGRIMAS SINCERAS DE UM ANTIGO ESCRAVO!)

Transcorria o ano de mil novecentos e dois, sua idade era de oitenta e cinco anos. Vivia na cidade de maria-preta um ancião, seu nome era Benedito, foi um escravo que. Seus olhos tristes e cansado olhava uma velha palmeira. Sentado em toco ele pitava um cachimbo com fumo de rolo, um chapéu de palhas sobre cabeça, usava uma veste surrada branca empoeirada. Usava um par de alpargatas feitas de embiras que mesmo aprendeu a tecer, no pescoço ele usava um ornato de couro curtido, na ponta desde colar ele usava um adereço com a ornato do seu orixá xangô seu guia mestre. Nos Seus pensamentos divagavam por longínquas paragens. Naquele momento ele relembrava sua juventude, quando ele era um jovem lépido e esquio, ele como trabalhava treze horas por dia na fazenda do sinhozinho Faustino Albuquerque, um homem que possuía seis fazendas e tinha cerca de setecentos escravos. Ele era um homem de personalidade maldosa. Deves enquanto alguns escravos tentavam fugirem, entretanto, seus capitães dos matos alcançavam e recuperavam os chamados fujões. E os castigos que os fujões recebiam eram na maioria das vezes a mortes. Que foram forçadamente trazidos da mãe África como objetos rejeitáveis. Alguns deles em suas terras nativas foram reis, príncipes, viviam em completa liberdades, mas como objetos perecíveis, eles eram capturados sem dó sem piedades pelos os abjetos homens brancos que se consideram os representantes da santa sé católicas, padres, bispos, até cardeais usavam artifícios de dizer aos capitães dos navios negreiros que aqueles seres humanos eram negros por se criam do diabo, e que além disto eles não possuíam almas, sendo assim todos sem exceções não passavam de uma raça maldita, consequentemente todos eles só servia para servir a madre igreja católica apostólica romana que era a representante de “ Deus, e do senhor Jesus Cristo”. Assim sendo milhares e milhares desdês povos foram caçados como os chamados animais “irracionais’ e submetidos às maiores atrocidades cruéis. O mesmo fato se deu nos estados unidos da América com os chamados “puritanos” que vieram em sua maioria da Irlanda, lá também houve uma carnificina aos nativos que residiam em suas pradarias em gozo de liberdade. Estes considerados “puritanos” depois foram chamados de protestantes, que atualmente são os ditos evangélicos. Eles por ambições no ouro que havia abundantemente naquele país continente dizimarmos como aqui no Brasil, milhares e milhares de tribos chamadas de indígenas, afora disto quase dizimaram quase todos os búfalos no intuito de matarem aqueles habitantes nativos. Se não fosse um pequeno fazendo humanitário que percebendo a maldade desses “puritanos, ele conseguiu adquiri que restou das grandes manadas e colocou em uma reserva que ele mesmo construiu afim de salva estes belos “animais irracionais”. Com esses pensamentos atávicos que aquele velho Benedito relembrava tristemente das antigas senzalas e das escravidões que ele passou, mas milhares de outros irmãos negros, não aqui no Brasil, contudo nos estados unidos da América. Totalmente lucido, sentado em toco, ele voltou meditar, lagrimas infelizes pausadamente começaram a descerem daquelas pálpebras cansadas, cerrando seus olhos o antigo escravo dormiu seu sono dos justos!

AA. ---------- J. ---------- C. ---------- DE. ---------- MENDONÇA.

DATA. ----------- 19. ----------- 04. ------------ 2019.

HORA. ------------ DEZESSETE HORAS E QUARENTA E CINCO MINUTOS.

Maroty
Enviado por Maroty em 19/04/2019
Código do texto: T6627469
Classificação de conteúdo: seguro