O coletor

Quando Levi ouvi baterem à porta do apartamento, sabia que sua hora havia chegado.

- Nós podíamos ter fugido - disse-lhe sua esposa, Melanie, que o encarava com tristeza, abraçada ao casal de filhos pequenos, Anika e Leon.

- Você sabe que, com duas crianças, não teríamos ido muito longe - lembrou Levi, mão na maçaneta. Sim, Melanie sabia daquilo, mas tinha que falar alguma coisa para disfarçar a própria impotência.

As batidas se repetiram, agora mais insistentes. Levi abriu. Diante dele, um homem vestido com roupas escuras, uma máscara de esqui preta cobrindo-lhe o rosto.

- Levi Lanner? - Indagou o mascarado.

- Sou eu - admitiu Levi. Inútil querer negar. - Mas vocês não andam em duplas?

- Estamos com um problema - admitiu o homem. - Meu parceiro, Mathias, foi assassinado; precisamos de alguém para o lugar dele.

Levi ergueu os sobrolhos.

- Mathias Havek? Ele era um coletor?

O mascarado fez um gesto afirmativo.

- Agora que está morto, não é mas necessário guardar segredo.

- Naturalmente - Levi balançou a cabeça, sentindo-se subitamente muito cansado. - Então, vocês precisam de mais um coletor para a equipe?

O mascarado fez um aceno afirmativo.

- E por que eu? - Indagou Levi.

O mascarado apontou com o queixo para a mulher e os filhos de Levi.

- Você precisa alimentá-los, não é? Damos prioridade aos casados por conta disso.

E, cruzando os braços:

- O que você decide? Não temos a noite toda.

Levi voltou-se para Melanie e ela mordeu os lábios, expressão de desespero.

- Se não fizer o trabalho, alguém o fará - disse ela. - Aceite.

- Escolha sensata - replicou o mascarado, tirando algo do bolso da calça; era uma máscara preta de esqui.

- Você começa agora - disse-lhe o homem.

Levi ajustou a máscara na cabeça e a partir dali, procurou esquecer a própria identidade. Havia um trabalho a ser feito e não precisava que lhe explicassem como deveria ser feito.

Afinal, cinco minutos atrás ele estava na condição de vítima...

- [19-06-2022]