A ROSA PÚRPURA

Marina não conseguia controlar a dor que estava sentindo, pela perda de sua amiga Adriana; parecia até que um punhal perfurava o seu coração e dilacerava a sua alma, ela sentia como se o sangue estivesse jorrando das suas entranhas e tingindo de vermelho todo o seu vestido branco. A garota precisava ser muito forte, pois Marina prometeu, antes da morte da sua melhor amiga, que quando Adriana morresse ela iria deixar uma Rosa Púrpura no túmulo da mesma, exatamente no quinto dia da morte dela. Morte essa que foi complicada e inesperada e, causada por um Aneurisma Cerebral, mas o que Marina não esperava, era que isso fosse acontecer de verdade e Adriana morresse tão repentinamente e, como promessa é dívida, ela precisava pagar, pois justamente hoje, é o quinto dia do transpasse de Adriana . Marina estava muito preocupada porque ela não havia conseguido encontrar uma rosa da cor púrpura, assim ela resolveu levar uma rosa branca que simbolizava a Paz. A garota olhou para o relógio e viu que já passava das 16h00 horas, ela sabia que precisava se apressar, pois lá no Cemitério escurecia muito rápido e assim, ficava difícil localizar no escuro o túmulo da sua amiga...

Já passava das 17h00 horas quando Marina chegou ao Cemitério e foi direto à sala de informações; por trás do balcão estava um senhor organizando um fichário e assim, ela se aproximou dele, pois queria saber a localização precisa do túmulo da amiga e logo, perguntou-lhe:

- Boa tarde, moço! O senhor pode me tirar uma dúvida?

- Desculpas dona moça, mas já encerramos por hoje as nossas atividades! Respondeu-lhe o senhor.

- Senhor, a porta estava aberta e por isso eu entrei. Onde fica a Alameda das Flores – Quadra 10? Perguntou-lhe Marina.

- Senhorita, eu falei que já fechamos! Respondeu-lhe mais uma vez o homem.

- Senhor, eu prometo que serei rápida, por favor! Insistiu-lhe Marina.

- Senhorita, siga sempre em frente pelo caminho principal de pedra e vá contando até a décima entrada que elas são numeradas. Disse-lhe o homem com um ar de zangado.

Marina seguiu pela estrada de pedra, foi contando os corredores vazios daquele lugar, o local era sombrio, triste e muito assustador, nem uma viva alma, apenas túmulos e lembranças perdidas na imensidão do tempo... O sol já estava se pondo e os crepúsculos começavam a tingir de alaranjado o azul celeste. Os olhos cheios de temor da garota percorriam todos os lugares, o vento soprava e trazia um aroma de alfazema que inebriava os seus sentidos e deixava a jovem tonta e nauseada, é nesse tormento que Marina avista o túmulo de Adriana, as flores da coroa que ela mesma havia deixado no dia do sepultamento já estavam totalmente murchas, a garota se ajoelhou na lápide fria do túmulo e começou a chorar em silêncio, colocou a Rosa Branca em cima da catacumba e ficou lá quedada. De repente, o rosto de Adriana apareceu por entre as flores murchas da coroa e começou a sussurrar:

- Marina, está Rosa não é Púrpura! Você me prometeu uma Rosa Púrpura.

Marina fechou e abriu os olhos, pois achava que estava sonhando e, logo pensou: “Meu Deus, será que estou louca ou sonhando acordada!” Como por um impulso ela olhou para a sepultura ao lado e, lá estava uma Rosa Púrpura, tão linda, radiante e pura, pois era uma mistura perfeita de duas tonalidades, o azul-marinho e vermelho-carmim, duas cores que se fundiam e se misturavam entre si. O que parecia mais estranho naquilo tudo era que a Rosa Púrpura se aparentava viva, como se tivesse sido colhida naquele exato momento e sem hesitar Marina pegou a Rosa Púrpura do túmulo vizinho e colocou-a no túmulo da sua amiga, achando que havia cumprido a promessa... Foi quando ela sentiu uma mão gélida em seu ombro direito, então, a garota percebeu o sangue congelar dentro das suas veias e artérias, ficou sufocada e com falta de ar, é nesse clima de medo e terror que o porteiro quebra o silêncio:

- Moça, eu já estou indo embora! A senhorita vai dormir com os mortos?

- Meu Deus, que susto! O senhor está ficando louco, pois parece que quer me matar do coração. Mas, já é noite mesmo?! Podemos ir embora agora, por favor! Respondeu-lhe Marina ainda perplexa com a situação formada...

Marina entrou em casa abatida, triste, perturbada e cansada, era como estivesse carregando um peso enorme e, mal entrou na sala, sua mãe já começou a bombardeá-la com conversas sem fundamentos:

- Marina, onde você estava? Filha, já é noite e eu já não aguento mais atender tantos telefonemas estranhos.

- Eu estive no cemitério, mamãe! Telefonemas estranhos, de quem? Perguntou-lhe a jovem.

- Uma voz cansada, rouca, misteriosa e insistente perguntava por uma tal de Rosa Púrpura, estou aqui morrendo de medo.

Marina ficou aterrorizada com a tal história dos telefonemas. Foi quando o telefone tocou novamente, a garota sentiu um frêmito percorrer pelo seu corpo todo. Criou coragem e falou para sua mãe:

- Pode deixar mamãe que eu atendo dessa vez! – Alô... Alô! Foi quando ouviu uma voz suplicante que dizia: - Eu quero a minha Rosa Púrpura! Cadê a minha Rosa Púrpura que você tirou de meu túmulo?

Mariana não conseguiu acreditar no que estava ouvindo e, dai por diante o telefone não parou mais de tocar. Ela precisava resolver aquela situação, porém o cemitério já estava fechado naquela hora, a garota pediu que sua mãe ficasse calma e foi para o quarto procurar dormir, mas ela não conseguiu pregar o olho e, mal amanheceu Marina foi ao cemitério tentar consertar o seu erro. Ela entrou correndo naquele sombrio lugar, sem olhar para nada a sua volta, então, parou diante da sepultura da sua amiga e, para sua surpresa a Rosa Púrpura não estava mais lá. Assim, olhou para o túmulo vizinho e percebeu que não era o mesmo, o pavor tomou conta dela, pois já não sabia se tinha sido sonho ou realidade, não conseguia enxergar nada à sua frente, saiu correndo aos prantos daquele local, atravessou a rua sem olhar para os lados, foi quando um ônibus que passava naquele exato momento atropelou Marina, que morreu no local do acidente...

Alguns dias se passaram... Exatamente no quinto dia após a morte de Marina sua mãe foi levar flores para sua filha amada e, chagando lá viu que em cima do túmulo da garota havia uma Rosa Púrpura que jazia sem vida. Ela deixou a Rosa exatamente no mesmo local, colocou as novas flores e saiu em seguida.

Como já dizia minha querida e sábia mãe nas suas narrações de histórias: “nunca tire nenhum objeto do cemitério, porque tudo que lá existe, os verdadeiros donos são os mortos...” Eu quero a minha Rosa Púrpura!

São tantas histórias assim...

Elisabete Leite – 11/11/2018

(Inspirada na Lenda Urbana: A Flor do Cemitério)

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 19/11/2018
Código do texto: T6506586
Classificação de conteúdo: seguro