Cronologia do terror em Canarinho

Discurso da posse do novo prefeito de Canarinho:

- Cidadãos de minha querida cidade, hoje, nesse dia histórico em que vocês oportunizaram este que vos fala aceder ao comando deste município, prometo-lhes que a injustiça, a corrupção, a criminalidade e a violência jamais habitará nosso recanto citadino. Sob a proteção de Deus, respeitando, sobretudo, o interesse municipal concedo-lhes a paz. Mas, no entanto, se por ventura algum elemento ameaçar tal paz, objetivo maior a ser alcançado, ser-lhe-á oferecido de pronto o abate em nome do bem comum. Fica, neste sentido, a cargo do agente policial definir o que é ameaça e proceder ao imediato abate do indivíduo. Não concederemos contraditório, pois o mesmo é uma criação comunista tendente a promover a impunidade. Se algum justo, entretanto, for abatido por engano, infelizmente esse será o preço a ser pago pela paz.

***

Primeiro dia de mandato

JB do sanduíche, alcunha de João Batista Cattiveria, como prometido, reuniu todos na praça e distribuiu sanduíches gratuitamente. Não era qualquer sanduíche, era o sanduíche de carne moída, milho verde e cebola roxa picada, acompanhada com um copo de açaí, criação do próprio JB quando o mesmo era sanduicheiro e não prefeito como agora. Cena que repetir-se-ia toda terça-feira, pois fora decretada pelo prefeito como terça do sanduíche.

***

Dois anos atrás...

Um dia após JB promover o fechamento da barraquinha de sanduíche devido ao aumento do preço da carne bovina, Aroeira delegado da cidade de Canarinho, foi a sua casa e fez-lhe uma proposta:

- Nobre JB vejo que o aumento do preço da carne bovina, provocou-lhe imensa desgraça. Tudo por culpa do atual prefeito que mesmo sabendo da escassez de terras para a produção de gado, impede os produtores de avançar sobre as terras indígenas e buscar novos espaços de criação. Tendo em vista a iminente reeleição do prefeito, a delegacia de polícia e os produtores de gado resolvemos agir e traçamos um plano que consiste em macular a imagem do prefeito, forjar uma nova liderança e resolver o problema da carne a curto e longo prazo, por tabela resolvemos seu problema de falta de carne para os sanduíches.

- Como? Indagou JB.

- Nossos policiais sequestrarão pessoas à noite, as torturarão e publicarão as imagens na internet. Você triturará os cadáveres para colocar nos sanduíches e assim, desaparecemos com as provas. A população diminui, consequentemente diminui a demanda por carne provisoriamente. O prefeito se desestabiliza com a onda de violência e você tem carne para colocar no pão. Com a desestabilização do prefeito forjamos uma nova liderança que permitirá o avanço sobre as terras indígenas e nossos problemas estarão resolvidos.

- Como forjar uma nova liderança? Quem seria esse iluminado? Perguntou novamente JB.

- Ora meu caro! Nessa conjuntura, só se forja uma liderança que vem do meio do povo. Nada melhor do que um sanduicheiro – JB olhou-o atônito – Quando várias pessoas já tiverem sido mortas, você pegará um facão irá até a prefeitura dizendo que matará o prefeito. Antes que puder entrar a autoridade policial o levará ao cárcere. Uma comoção pelo justiceiro emergirá da cidade, manteremos você preso e simultaneamente manipularemos a população através da mídia para fazer um movimento pela sua absolvição. Quando sair do presídio você discursará para uma plateia que esperar-te-á do lado de fora, dizendo que se lançará a prefeito e oferecer-lhes-á vingança, sangue! E teremos uma candidatura imbatível.

***

Resultado das eleições: JB 80% x 20% atual prefeito

***

Dias antes da posse...

JB prefeito eleito conversa com Aroeira seu vice:

- Tenho praticamente carne moída da cidade toda em meus refrigeradores, temos que nos livrar desses DNAs, o que faço?

- Vamos oferecer sanduíches de graça para toda a cidade como marca de nosso primeiro dia de governo.

***

Um dia antes da posse...

- O que faremos com nossos opositores? Perguntou JB.

- Mataremos em nome da paz e os serviremos de graça na terça. Respondeu-lhe Aroeira.

***

Em algum dia posterior a posse a carne de JB e Aroeira era servida gratuitamente, sob as luzes de um eclipse de uma lua de sangue, em uma terça-feira de verão.

bily anov
Enviado por bily anov em 06/02/2019
Código do texto: T6568723
Classificação de conteúdo: seguro