O sofrimento humano

Sem ressalvas, nenhum questionamento que chega até nós se compara às duvidas relativas ao sofrimento que parece acometer cada ser vivente, principalmente aqueles que têm consciência disso, como o ser humano.

Nada mais temos tentado fazer ao longo das eras, do que mudar a perspectiva do ser humano a respeito de si mesmo. Nada muda, se o ponto de vista não mudar. Na verdade, as coisas mudam, apenas depois da mudança da Consciência, já que a Consciência é a arquiteta da realidade.

Vocês vivem mergulhados numa cultura muito particular. Seus hábitos, suas crenças, suas perspectivas os mergulham numa alto hipnose da qual temos tentado despertá-los há muito. A visão de mundo de um homem ocidental muito se diferencia da de um homem oriental, assim como ambas diferenciam-se da visão de um índio, de um esquimó, e de qualquer outro que tenha valores diferentes acerca de seu mundo e de sua realidade.

Numa resposta simples, que talvez não seja bem assimilada, o Homem "sofre" porque quer. Algo que pertence à profunda natureza da realidade é o que diz respeito à liberdade de cada Ser, de que nada é imposto. A espontaneidade é a regra, se podemos dizer que exista uma regra. Não é porque você esqueceu as suas escolhas ou inclinações que você não as tenha feito.

Agora, por causa de sua cultura, você entende "sofrimento" de uma maneira diversa da profunda realidade desta situação. Nenhuma alma escolhe deliberadamente sentir dor, física ou psíquica, por simples inclinação ao masoquismo. Primeiramente, a dor é uma percepção ilusória, como o resto do mundo. Ela não será retida pela Alma, e por isso mesmo, não existe. A vida humana é um suspiro na eternidade, desse suspiro, só são levadas as grandes memórias. Muitas vezes, essas "grandes memórias" são forjadas naquilo que chamam dor. Digamos, que certas coisas são impressas na memória dessa forma.

Agora, nenhum ser causa dor ao outro sem o próprio consentimento deste. Um dia entenderão, que predador e presa fizeram essa escolha muito antes do ato. Os papeis se inverterão um dia, e é assim que de muitas formas a energia circula em seu sistema.

Também entenda, que em seus sistema de existência, e na cultura que atualmente adota, você cria uma profusão incrível de males, simplesmente por causa de sua falta de entendimento. Na sua sociedade, o conhecimento liberta muita gente. O entendimento é o que falta para alçar-lhe para outras dimensões de perspectivas.

Vocês costumam considerar a sua felicidade no aqui e agora. Você reduz a felicidade como reduz a sua consciência, no espaço e no tempo. A verdadeira felicidade que procura não pode ser reduzida a isso, ela transcende tempo e espaço. Vocês pensam que tudo o que se há para se viver é no imediato momento, e além disso nada é válido, por que você na verdade quer é saciar seu ego, e seu ego não é você. Seu ego é a sua impressão desta vida atual, e a realidade pessoal vai além disso.

Se você entender que seus revezes são momentâneos, que eles se prestam muito verdadeiramente para moldá-lo melhor por sua própria escolha, vai entender que sua glória será eterna.

Você leva muito a sério você mesmo, sua vida atual, e seus dilemas. Se eu soubesse o que sei agora, minhas vidas teriam sido muito mais espontâneas, leves e alegres. Nenhuma delas definiram quem eu sou, e sou cada uma delas. Somos mais do que todas as nossas vidas juntas. Na verdade, neste momento, estamos atualizando quem fomos em vidas mais sérias, e transformando a nós mesmos lá, em pessoas mais leves. Então, acabo de atualizar a mim mesmo, tornando-me mais do que sou agora e mais do que eu era. Você só acha isso altamente estranho, porque você ainda está hipnotizado pela natureza do tempo.

Pense assim... Tudo é um eterno agora.