A Curacanga Assassina

Município de Pinheiro. Região da Baixada Maranhense. Estado do Maranhão. Este município conta com aproximadamente 84 mil habitantes. A nossa história surge do momento em que se um casal tiver sete filhas, a última vira curacanga, ou seja, a cabeça da mulher sai do corpo á noite e em forma de bola de fogo sai pelos campos da baixada maranhense, assustando os pescadores e moradores da região.

Povoado de Pacas. Município de Pinheiro. Jerônimo é pescador desde quando se entende por gente. Sua idade, segundo ele é de 80 anos, mais sua sabedoria impressiona muitas pessoas. Certo dia, seu Jerônimo juntamente com mais dois pescadores foram pescar no campo. Foram a noitinha, levaram cada um, uma lanterna, além dos apetrechos para a pescaria, como iscas e anzóis e tarrafas, além de lanche também. Essa noite estava tranquila, com vagalumes e estrelas a brilhar na noite. Uma brisa suave percorria a noite. Tranquilidade e harmonia estavam nesse momento da pescaria. Mais de repente, tudo mudou. Seu Jerônimo estava olhando para o campo, quando viu no céu uma bola de fogo, em forma de cabeça de mulher, vindo na direção da embarcação. A bola de fogo era muito rápida e alcançou a canoa. Foi um Deus nos acuda. Seu Jerônimo caiu no canal do campo, os outros dois pescadores foram atacados pela Curacanga, que em uma só dentada arrancou a cabeça dos pescadores que ficaram na canoa. Depois de saciada, a Curacanga se mandou. Seu Jerônimo viu os corpos dos dois pescadores, seus amigos de longa data, estirados na canoa.

Seu Jerônimo levou a canoa até onde ele deixava o barco estacionado. Desceu e chamou alguns moradores para ajudá-lo a tirar os corpos da canoa. Contou tudo o que aconteceu. Aqueles moradores ficaram com medo e contaram para os outros moradores do povoado, onde tal acontecimento chegou até a casa da mulher que se transformava em Curacanga. A mulher se chamava Odete. Sua mãe era a dona Beatriz e seu pai, o velho Bartolomeu. Dona Beatriz ficou horrorizada com a história que foi contada. Ela sabia que a filha se transformava em Curacanga, só que nunca disse para os outros habitantes do povoado, por ter medo de que fizessem mal a filha e aos seus familiares. Depois de saber dessa história, a família de Odete se mudou para a capital, São Luís. Dona Beatriz levou a filha num Terreiro de Umbanda e de lá ela foi curada do mal de se transformar em Curacanga e arrancar a cabeça das pessoas á dentadas.

Poeta Dom Casmurro
Enviado por Poeta Dom Casmurro em 25/08/2020
Código do texto: T7046030
Classificação de conteúdo: seguro