O MISTÉRIO DA ESCADA

A casa antiga de madeira, bem preservada chamava atenção tinha as portas, as janelas e os lambrequins pintados de azul, que se sobressaíam nas paredes brancas.

Mesmo sem ser convidado ele resolveu entrar... Com atenção e curiosidade observava cada detalhe da decoração da sala: quadros da Gioconda, um magnífico vaso dourado com flores do campo, ampulhetas de diversos tamanhos e cores que enfeitavam os móveis, tendo por companhia alguns livros. Havia também grandes e antigos relógios de parede que pela beleza e imponência pareciam ser os donos- da- casa.

Foi então, que percebeu num canto da sala uma escada diferente; seus degraus eram de vidros coloridos, e em cada lado do primeiro degrau um gato de mármore observava a escada, como se a vigiasse. O conjunto de objetos juntamente com os degraus misteriosos formava uma interessante e enigmática obra de Arte!

Resolveu então subir a escada para ver a qual cômodo da casa, ela o levaria, pois a mesma parecia não ter fim. E ele mais do que nunca queria respostas, descobrir seu destino...

Quanto mais degraus subia, mais sua visão das pessoas, do mundo e de si mesmo modificava-se. A experiência embora fascinante assustava-o. De onde estava podia ver o telhado da casa, o bairro e parte da cidade.

Já estava cansado da insólita aventura de viajar, tendo como guia a escada, mas algo além da curiosidade o impelia a continuar a desvendar o mistério...

Quando parecia estar, supostamente, nos últimos degraus, ficou perplexo com o que viu; seu coração, a casa, sua cidade, tinham o formato de um imenso tabuleiro de xadrez a rainha, o rei, as torres, os cavalos e os peões envolvidos com o “Jogo do Poder”!

Afinal, qual seria o significado da casa, de seus objetos, da escada, que pareciam ter alma, vida, como desvendar o mistério? Quantas pessoas já teriam entrado na casa, quantas saíram? Conseguirá descer as escadas?