Jogatina

Era uma praça comum, onde pessoas se reúnem para fazer nada e, no meio disso tudo, alguns jogam uma boa partida de xadrez.

- Então, e esses terremotos e atentados que andam ocorrendo? Indagou lentamente.

- Oras, não quer me questionar sobre isso, certo? Os terremotos são manifestações da natureza, não que eu tenha interferido. Já os atentados, você sabe; os homens e suas causas sem sentido.Gozado, achei que isso não perturbasse você, sempre se gabando das catástrofes.

-Ei, não diga bobagens, isso está além do que eu costumo fazer. Não sou eu o verdadeiro malvado da historia. Xeque!

- Mas e aquela menina que jogaram do prédio ou aquele outro que entrou na escola e fez aquela carnificina, não teve dedo seu?

- Confesso que não fiz nada. Fiquei mesmo chocado enquanto acompanhava o resultado pelo noticiário. Quanta barbaridade! Quanto horror! Tomei sua torre.

- Agora vejamos, essas pessoas que já não tem nada, e ainda sim parecem que sempre estão perdendo. Por que você não interfere?

- Não posso. Caminho com eles até certo ponto, depois devem seguir suas próprias escolhas. É claro que vez ou outra eu dou um auxílio. Afinal, eu sou o Pai.

- Pronto. Isso pra mim é politicagem. Ou se está sempre por perto ou não, meio termo é incabível nesse assunto. Agora perdeu o cavalo!

- Você está querendo distorcer as coisas. Sabe muito bem que nem eu e nem você podemos interferir todo o tempo na vida de todo mundo. A maioria age de acordo com o que escolhe, independentemente de nossa existência.

-É, até que isso faz sentido. Mas então, qual o nosso papel nisso tudo? Observar? Mas que coisa mais chata! Agora, chato mesmo, é esse negócio de ficar nos dando forma.

- Tem razão.

- Você nem pode reclamar muito. Me deram um rabo ridículo, que termina como a ponta de uma flecha e, pasmem, um par de chifres, e enormes. Logo eu que gosto tanto de usar chapéu. Pelo menos acertaram no cavanhaque. Tomei seu bispo.

- Como assim, não posso reclamar? O Bom Velhinho? Oras vejam só! Não tenho cabelos brancos, tampouco uso essas batas franciscanas. Um jeans básico e uma camiseta branca, é assim que deve ser. E aquelas sandálias, horríveis! Gosto mesmo é daqueles tênis bem discretos, e usá-los sem meias. Isso sim.

- Então, já que estamos tão insatisfeitos, poderíamos nos juntar, o que acha? Cinquenta % pra cada um é um ótimo negócio.

- É, vejo que você não muda. Isso seria impossível, é claro. Bom, está tarde.

-Xeque mate!

Cumprimentaram-se e cada um foi para o seu canto.

*11/06/2011