O MISTERIOSO CASO DE SANTOS REIS

O RIO TOCANTINS , EM ÉPOCAS DE VAZANTES, A BAIXA DO VOLUME DE ÁGUA CHEGA A IMPRESSIONAR . NESTE PERÍODO , A NAVEGAÇÃO FICA EXTREMAMENTE PREJUDICADA PELOS BANCOS DE AREIA QUE SURGEM , SEM FALAR NO PEDRAL QUE AFLORA. TEMPOS ATRAS A SITUAÇÃO ERA MAIS GRAVE POIS O MEIO MAIS RÁPIDO DE COMUNICAÇÃO COM AS CIDADES RIBEIRINHAS ERA O FLUVIAL . NESSA ÉPOCA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS ERAM MAIS VIVAS E FAZIAM PARTE DA HISTORIA REGIONAL.
EXISTIAM OS FOLIÕES DE SANTOS REIS, EM ALGUMAS CIDADES SE MANTEM ESSAS FOLIAS. AS DE POPULAÇÕES MAIORES SE ORGANIZAVAM PARA FAZEREM CAMPEONATOS ENTRE ELAS , NA DISPUTA DE QUAL APRESENTAVA A FOLIA MAIS BELA E ORGANIZADA, DE MANEIRAS QUE OCORRIAM EM CIDADES DIFERENTES E O DESLOCAMENTO DOS PARTICIPANTES ERA FEITO NOS BARCOS DISPONIBILIZADOS PELA PREFEITURA.
EM UM DESSE DESLOCAMENTOS , O ORGANIZADOR DA FOLIA , SOLICITOU UM BARCO , QUE COMPORTASSE TODOS OS PARTICIPANTES, TERIA QUE SER MAIOR QUE O DO ANO ANTERIOR . POIS A QUANTIDADE FOLIÕES TINHA AUMENTADO , MAS NÃO FOI ATENDIDO E POR CONTENÇÃO DE GASTO MUNICIPAL, O BARQUINHO FOI O MESMO.
CHICO DA BANDEIRA , ORGANIZADOR OFICIAL , SE PREOCUPOU: NÃO VAI CABER O PESSOAL TODO. ALGUÉM TEM QUE FICAR . MAS QUAL O QUE , NINGUÉM QUIZ. O TRAJETO É PERIGOSO, VIAJAR A NOITE NO RIO CHEIO DE PEDRAL , BARRANCO DE AREIA E BARCO LOTADO , NÃO SEI NÃO...
VENCIDO NA DEMANDA, A VIAGEM FOI COM TODOS OS MEMBROS , SEGUIRAM RUMO A CIDADE PRÓXIMA ONDE SE APRESENTARIAM NO LARGO DA IGREJA. NA METADE DO TRAJETO O PIOR ACONTECEU : O BARCO AO SE DESVIAR DE UM BANCO DE AREIA, FOI DE ENCONTRO AO PEDRAL , A AFLIÇÃO FOI IMENSA POIS HAVIA O REBOJO QUE PUXOU O PESSOAL PARA DEBAIXO DO VÃO DAS PEDRAS. POUCOS CONSEGUIRAM SE SALVAR. CHICO DA BANDEIRA CONSEGUIU SALVAR DOIS, MAS CANSADO FOI PUXADO PELA CORRENTEZA, TENDO TAMBÉM UM DESTINO TRÁGICO .
AS FOLIAS , NUNCA MAIS FORAM AS MESMAS NAQUELA REGIÃO. NA ÉPOCA DAS FESTIVIDADES A NOITE SE ESCUTA NAS BARRANCAS DO RIO TOCANTINS, A VOZ DE CHICO DA BANDEIRA, ACOMPANHADO DA CANTORIA DOS FOLIÕES.