Quadro

“kkkkkk olha só cara, que barato!”

“Aiaiai, meu Deus, vc ñ presta msm…”

“Olha só a velhinha viajando, mano… ceh loco kkk”

O rapaz nem acreditava em como o seu meme estava fazendo sucesso na rede social. Em menos de uma semana, mais de cem mil acessos, com milhares de curtidas e compartilhamentos. O meme consistia de uma foto de sua avó, ajoelhada em posição orante defronte a um quadro com a imagem de um homem com barba e cabelos longos. Abaixo da foto, a legenda: “Coloquei o quadro do Jet Laredo na parede da sala, e agora minha vó fica adorando ele todo dia kkk”. A ironia da imagem é que o homem retratado é o famoso cantor de uma banda de rock e ator de Hollywood, mas a idosa pensa que ele é uma imagem de Jesus Cristo.

A velha senhora rezava ali todo dia, maravilhada com a beleza da arte daquela representação da face de Cristo. Tão real, jovial e majestosa… Como alguém poderia ter feito uma pintura daquelas, sem jamais ter visto a Sagrada Face? Decerto era milagrosa… O próprio Jesus devia ter aparecido a alguém, e capacitou-o para que tais frágeis mãos humanas imprimissem seu belo rosto de forma perfeita no papel.

Meditando sobre tais mistérios, dentre tantos outros, suas orações subiam aos Céus com fé renovada graças ao inédito ícone trazido pelo neto. Em sua mente, concluía que aí estava mais uma evidência da imagem ser milagrosa: o fato do jovem, tão desinteressado pela fé e religião, ter trazido-a para casa. Que coisa linda!

Ele, por sua vez, sempre que via sua avó mergulhada na ilusão, ria-se sozinho, sem revelar o segredo. Porém, conforme o meme perdeu seus quinze minutos de fama e a situação perdurava, a graça que ele sentia arrefeceu-se e, enfim, resolveu contar para sua avó que tudo não passava de uma brincadeira:

- Vó, deixa eu te contar uma coisa… Essa foto não é de Jesus, como a senhora pensa… Ela é de um cantor e ator, o Jet Laredo. Olha só, venha cá, vou te mostrar um clipe dele aqui no celular…

- Não, meu filho… Esse aí é Jesus sim! Ele até fala comigo!

Embasbacado pela insanidade da velha, o rapaz estacou. Como assim, ela estava conversando com uma foto? Enlouqueceu? Logo ficou preocupado, pois como moravam apenas os dois na pequena casa, imaginou que seria ele quem teria todo o trabalho de cuidar de uma idosa caduca… Ora bolas, não tinha tempo para isso… Tinha que viver a vida, e não ficar preso em casa tomando conta de alguém… E esforçou-se em demovê-la da ilusão que estava nutrindo, mas ela mantinha a firme convicção de que realmente Jesus lhe falava pela imagem.

Daquele dia em diante, escondido detrás da porta do quarto, frequentemente podia ouvir a mulher falando sozinha na sala, como se conversasse com alguém. Preocupado e ligeiramente arrependido por ter começado aquela brincadeira, pensava no que fazer. Marcar uma consulta? Tentar convencer uma tia a cuidar dela? Talvez precisasse até ser internada… E, assim, sua liberdade juvenil se via ameaçada por problemas totalmente alheios a si. Comentou isso com amigos e, após rirem bastante da situação, tentavam ajudá-lo com uma série de sugestões de como proceder, mas a dúvida martelava sua mente.

De fato, ele não estava preparado para lidar com aquilo.

***

Sentindo os joelhos calejados doerem de tanto rezar, finalmente a espera do dia foi recompensada à velhinha com a visita de Jesus, mais uma vez, falando-lhe do quadro:

- Bom dia, minha filha. Trago uma boa notícia para você.

- Ó, meu bom Jesus! Que bom ouvi-lo de novo! - Exclamou, sorrindo docemente, juntando as mãos trêmulas às coradas e enrugadas bochechas. Jesus retribuiu-lhe o sorriso, e pôs-se a falar com ternura:

- Reuni-me com o Pai, e resolvemos levá-la conosco hoje.

- M… Mas como assim, meu Jesus? E o meu netinho, o que será dele…?

- Tua fé é muito linda, minha filha. Ela te salvou, e servirá também ao teu neto. - E, dizendo isso, toda a parede ao redor do quadro brilhou, revelando o Paraíso à idosa.

- Jesus… Como isso é lindo…! - Cristo tomou-a pela mão e, levantando-a, elevou-lhe aos Céus num voo maravilhoso por ares tão límpidos que a faziam gargalhar de alegria. Sentia-se leve e vigorosa como nos tempos de criança, e já não tinha mais nenhuma dor da idade.

E, assim, a idosa morreu. Deixou para trás apenas seu velho corpo, deitado de lado, encolhido, ainda em posição de oração e mantendo um sorriso no rosto. Parecia dormir aos pés do quadro de Jet Laredo, no chão frio da sala vazia.

***

Chegado à casa escura, tarde da noite, o rapaz demorou a perceber o cadáver miúdo de sua avó, caído no canto da parede. Assustado, percebendo que ela estava gelada e não respondia aos seus estímulos, apressou-se a ligar para o serviço de emergência e aos vizinhos, que chegaram rápido e constataram o óbito da mulher.

O velório foi rápido, pois a família era pequena e dispersa. A maior parte dos poucos presentes era composta pelas amigas paroquianas da igreja que ela costumava frequentar, e o enterro foi numa vala simples do cemitério municipal da região. Apenas uma cruz de madeira com seu nome assinalava sua última morada.

O rapaz estava triste e pensava na falta que a avó faria em sua vida. Por mais que tivesse imaginado mil maneiras de se esquivar da possível responsabilidade de cuidar dela, percebeu, apenas na morte, o quanto significava para ele. Sentado na sala, contemplava o quadro de Jet Laredo e pensava em quão idiota tinha sido ao expor sua avó num meme.

- Mas, pelo menos, ela não sabia… Não sabia que eu a transformei numa piada para tanta gente… - E, arrependido por esta e outras falhas que cometera a ela, chorou até ficar cansado, e resolveu dormir na cama da velha.

Sentindo o cheirinho do travesseiro - uma leve mistura de amaciante e mofo, aquele tipo de perfume que só é agradável quando associado à memória de alguém querido - enfim pegou no sono.

Dormiu e sonhou.

Sonhou com sua avó, visitando-lhe no quarto, naquela mesma noite. Ela correu para dar-lhe um abraço apertado e dizer que estava bem, e que ele havia de buscar ficar bem também. O rapaz chorava copiosamente, sempre se desculpando por tudo, arrependido por não ter sido um neto melhor.

- Está perdoado, meu querido. Meu amor por você não era menor por nada disso. Eu só tenho a te agradecer, principalmente pelo último presente que você trouxe para nossa casa. Aquele quadro maravilhoso de Jesus…!

Assim que ela disse isso, o rapaz enfim percebeu que mais alguém estava ali no quarto. Nada mais era do que… O Jet Laredo, próximo à sua avó, encarando-o da mesmíssima forma que no quadro. O rapaz ficou confuso, sentiu até uma vontade de rir daquele devaneio do sonho, porém o olhar de Jet emanava algo diferente do que o da foto que emulava… Era sério, com uma autoridade severa. Logo sentiu vergonha, como se estivesse nu de frente a algum desconhecido. Desviou o olhar de volta para sua avó, que lhe sorria com os olhinhos brilhando de ternura:

- Ele não é lindo, meu neto? Assim como no quadro!

Sem querer desagradar a sua avó, respondeu-lhe, meio sem graça:

- S... Sim… Que bom que a senhora gostou da foto…

- Guarde-a com muito carinho! Reze bastante na frente dela, pois por ela Jesus me falou, e vai falar com você também… Agora vou indo, meu amor, fique com Deus! - E, fazendo uma cruz com o polegar na testa do rapaz, a velha senhora se despediu, beijando-o. Jesus - ou o Jet Laredo, ele já não tinha certeza - que continuava a olhá-lo sem dizer nada, por fim fez um gesto de bênção com a mão e já não passava tanto terror em seu olhar, mas sim uma sensação de carinho que abrasou seu coração. Num piscar de olhos, o quarto estava novamente vazio, e logo o sonho acabou-se na escuridão do sono.

***

Pela manhã, o rapaz indagava-se em silêncio sobre aquele sonho breve. No quarto, o cheirinho de sua avó estava presente no ar, e a saudade apertava seu peito. Levantou-se e foi à sala, onde o quadro de Jet estava pendurado na parede manchada e nua. Mais uma vez postou-se diante dela, tentando entender tudo aquilo. De tanto pensar e meditar a respeito, enfim parecia compreender a inocência da fé de sua avó, e as coisas começavam a fazer sentido em sua mente. Sorriu emocionado, e tentou se lembrar de alguma oração que ela havia lhe ensinado quando criança. Ajoelhado, mãos postas, sentia o coração mais leve ao se entregar como sua avó fazia tão espontaneamente.

***

E aqui a história se encerra. O rapaz voltou a frequentar a Igreja e, após algum tempo, revelou sua experiência à comunidade. As senhoras amigas de sua mãe ficaram maravilhadas, e pediram para ver o quadro. Pensando que ele teria melhor uso com quem tinha mais fé do que ele, o neto doou-o à paróquia, onde virou um ícone de devoção local.

Passados os anos, e com algumas graças atribuídas por intermédio da devoção, a fama do quadro milagroso foi espalhando-se e já atraía um número cada vez maior de peregrinos. Após ser noticiado pela imprensa, o fato chegou aos ouvidos de Jet Laredo, que achou aquela história curiosa e resolveu ver de perto. Com um forte aparato de segurança, atraindo uma multidão de fãs, o astro internacional veio à pequena paróquia visitar seu próprio quadro, e presenciou a fé daquele povo. Sem entender muito bem tudo aquilo, mas tocado pela simplicidade das pessoas ao seu redor, resolveu doar uma pequena soma de dinheiro, suficiente para inaugurar uma capela anexa à casa da velha senhora, onde o quadro permanece pendurado e atrai uma multidão de fiéis até hoje.

Eudes de Pádua Colodino
Enviado por Eudes de Pádua Colodino em 20/06/2018
Reeditado em 20/06/2018
Código do texto: T6369360
Classificação de conteúdo: seguro