O carnaval maluco,o desfile e a fantasia inusitada

Jônatas aguardava o início do desfile pelas ruas do centro do Rio.

Problemas financeiros e dificuldades junto à prefeitura,impediram o bloco pelo qual costumava desfilar de sair.

O jeito foi mudar de agremiação.Deixar de pular carnaval,nunca!

Ao saber qual seria o tema da fantasia,entretanto,quase desistiu da empreitada.Já se fantasiara de Hulk travesti,lanterna verde,árabe...Mas de banheiro químico seria a primeira vez!

Suas dúvidas sumiram quando envergou o traje,cujo acabamento era de primeira!As ''paredes" do banheiro,na cor cinza,desciam pela frente,pelos lados e por trás de seu tronco,indo dos seus ombros até os joelhos.Os braços e as pernas,cobertos por uma fina malha azul,ficavam livres para caírem no samba.

__Salve Jônatas!!__alguém o cumprimentava em meio ao batuque

Ao virar-se na direção da voz conhecida,Jônatas deparou-se com Lourival,um dos seguranças do edifício em que ele trabalhava.O cara,pernambucano de nascimento,era um trator.

__Que foi?Perdeu a língua?__disse o segurança,exibindo um sorriso de Sapucaí.

__Não;é que...A sua fantasia está..Bem...Muito chamati...Quer dizer,bonita...

Caro leitor,aqui é necessária uma explicação:Lourival estava fantasiado de mulher maravilha.Segue o texto:

__Gostou?Eu não ia sair de nada,mas fui despedido na sexta-feira.

__Te despediram?__interrompeu Jônatas,surpreso com a notícia__Por quê?

Lourival ajeitou a tiara metalizada que segurava a peruca de longos cabelos negros,cuspiu no chão e respondeu:

__Sabe aquele escroto do seu Malaquias?

__Sei;o ricaço,dono da imobiliária.

__Exato.Na quinta-feira,o carro dele estava estacionado sem a plaqueta de identificação,aquela que todos os condôminos têm que pendurar no espelho retrovisor interno.

__Isso...__concordou Jônatas,ao mesmo tempo em que reparava em duas mulheres fantasiadas de colombinas,uma morena e a outra de ascendência nipônica__...Para dificultar a entrada de algum veículo penetra,não?

__Exato!__com a mão direita fechada,Lourival socou a palma da esquerda__O mané havia esquecido de colocar a dele.

__Sim.E daí?

__Daí que eu vi e o alertei.Ele estava entrando no elevador quando comuniquei o fato.

__E ele?

__Ficou olhando para mim sem dizer nada,enquanto a porta do elevador se fechava__Lourival puxou a saia mais para baixo__No dia seguinte,fui chamado no departamento pessoal...Falaram que ele tinha feito queixa de mim por ter lhe repreendido em público.Além disso,o babaca disse que eu o chamei de você ao invés de senhor.

__E você fez isso?

__Sinceramente não me lembro__o brutamontes,agora,colocava o sutiã dourado um pouco mais para cima.__Só sei que eu estou sem chão!Tenho dois filhos para criar...

__Não se preocupe;você é competente,vai arrumar logo outro emprego!

__Deus te ouça!

__Mas de quem foi a ideia desta fantasia?

__Estava chateado em casa e fui visitar minha mãe.Quando cheguei lá,resolvi sair fantasiado,para relembrar os velhos tempos,e perguntei se ela não tinha nenhuma fantasia antiga que eu pudesse usar.Minha irmã caçula,ouvindo a conversa,disse que iria sair,junto com uma amiga,de mulher maravilha,mas a colega furou na última hora.Não pensei duas vezes:Foi só alargar um pouco as peças e cair na folia!

Jônatas admirava a simplicidade de Lourival.Estava desempregado e ainda assim fazia graça consigo mesmo.

__VOU DAR UMA VOLTA POR AÍ!__gritou Lourival, por causa do som do alto falante,que anunciava o início do desfile.__A GENTE SE VÊ!

__FALOU!ABRAÇÃO!

Ao ver o conhecido se afastar com um escudo feito de tampa de lixeira nas costas,uma espada de plástico numa das mãos,um laço dourado preso à cintura e jogando os cabelos para trás,Jônatas não pode deixar de apreciar a magia do carnaval.

O desfile teve início.Jônatas era um dos mais animados de sua ala,que protestava contra a escassez de mictórios na folia.Nas outras alas,pierrôs,colombinas,arlequins,tirolesas,pessoas com máscaras de políticos,Fredy Mercurys prateados e,por fim,o grupo de bate bolas,todos de preto,com aquelas máscaras de péssimo gosto e as infames bexigas que,pelo menos,não eram como as de antigamente,feitas de bexigas de animais,que fediam,e sim de plástico.O barulho quando eram batidas no chão,infelizmente,continuava o mesmo.

A certa altura,as duas colombinas que Jônatas havia visto anteriormente,sambavam próximas a ele.Não perdeu tempo.

__Vocês sempre desfilam nesse bloco?

__Há uns três anos!__responderam as duas,simultaneamente.

__Legal não?__sambando,Jônatas parecia uma embalagem de sabão em pó gigante que ganhara vida.

__Muito..

__Eu desfilava em outro bloco,mas eles não conseguiram a licença para sair.

__A prefeitura está pegando pesado este ano..__ponderou a morena

Não dava para eleger a mais bonita.A morena era mais encorpada,mas a japonesinha pertencia à estirpe das falsas magras.Ele agradeceu por sua fantasia esconder as partes,digamos,íntimas.

__Olha,que tal a gente tomar um chope depois do desfile?__jogou a rede.

As duas entreolharam-se por alguns segundos.A oriental falou logo em seguida:

__Você é uma gracinha,mas a gente quer só curtir a festa,OK?

__Sem problema,sem problema...Bom carnaval.__totalmente sem graça,Jônatas voltou para sua ala.

__Valeu a tentativa,cara!__Disse um colega de fantasia,um gordinho careca,de óculos fundo de garrafa,e que não media mais do que um e sessenta e oito de altura.

__Pois é...Quem não morre não vê Deus!__respondeu Jônatas,tentando se consolar.

Quando o desfile terminou,três horas depois,os participantes foram repôr as energias no bares.Era a oportunidade para a paquera.

Infelizmente,não rolou nada para Jônatas.O folião,porém,não se abateu.Era o primeiro ano desde a separação em que ele podia dizer que estava bem de grana.Mesmo sem namorada(Cláudia,a morena de lábios carnudos que era sua "peguete" ocasional,mudara-se para a Irlanda,aproveitando um programa de intercâmbio),e com a filha passando este ano as festas de momo ao lado da mãe e do padrasto,na Bahia,ele não reclamava.Não se pode ter tudo.

No caminho para a estação do metrô,ao passar por uma rua que estava mais deserta,viu que as colombinas do desfile,a morena e a japonesa,estavam cercadas pelo grupo de bate bolas.Parou e ficou escutando de longe:

__Eu acho que eu não expliquei direito__disse o líder do grupo,cuja fantasia era de um tecido mais brilhoso e a bexiga era prateada__Vocês vão para a nossa festinha!Vai ser legal!Cerveja,boa comida e música de primeira!

__Você é que não entendeu!___retrucou a morena,irritada__Nós não vamos!

O bate bola sacudiu a cabeça num movimento de negação e fez um sinal para seus asseclas,que começaram a bater as bexigas no chão e caminharam na direção das moças.

__DEIXEM ELAS EM PAZ!AGORA!

Era o baixinho careca de óculos,colega de desfile de Jônatas,que saía de trás de uma árvore e posava de herói.

__PORRADA NELE PESSOAL!

Era o líder do bando,irritado com aquela rebeldia.

Em menos de dois minutos,o baixinho estava dominado,de joelhos,com as mãos amarradas para trás.

__Quer dizer que temos um herói aqui,não?__debochou o bate bola número um__Bom;já que você é um banheiro químico,vamos aproveitar...Podem se aliviar pessoal!

Os integrantes do grupo,sob os olhares das moças,cercaram o baixinho.Quando Jônatas percebeu o que viria depois,entrou no jogo:

__NÃO FAÇAM ISSO NÃO!

__Outro babaca metido?Tragam ele para cá!__ordenou novamente o chefe.

Minutos depois,Jônatas estava ajoelhado ao lado do baixinho.

__Agora vamos termina...Espera aí!Eu te conheço!__disse o líder ao encarar Jônatas____Você é o FDP que me ferrou naquele desfile do bloco do lanterna verde!__e tirou a máscara.

Incrédulo;Jônatas reconheceu o ruivo de cavanhaque.Era o lanterna verde rebelde cujos planos ele frustrara há três anos atrás.

__Fiquei preso quinze dias!Tive de gastar uma nota com advogado!Mas agora é a minha vez!Realmente,a vingança é um prato que deve ser comido frio...Chuva dourada neles,pessoal!

As moças gritaram,pedindo que deixassem os dois irem embora,que elas iriam à festa com eles,mas não adiantou,o líder queria vingança.

Uma voz de trovão ecoou no ar.

__SOLTEM ELES!

Os bate bolas viraram as cabeças__as de cima__e depararam-se com Lourival,cabelos negros esvoaçantes,o traje vocês já sabem qual é,não?

A gargalhada foi geral.

__Nooooosa!Mas que poderooooosa!__caçoou o lider,que já estava de máscara novamente__Porrada na bichona gente!__e a gangue partiu para cima da heroín,quer dizer...Heroí..Nem eu sei mais!

Desta vez,porém,o resultado foi diferente.Lourival era discípulo da capoeira e surrou,sem deixar cair a peruca,todos os bate bolas.

__Voltem,seus covardes!Ele é só um!__implorava o comandante sem sucesso,ao ver sua trupe bater em retirada__segundos depois,estava ajoelhado,com as mãos amarradas para trás,exatamente do jeito que fizera com Jônatas e o baixinho.

A polícia havia sido chamada e chegou em pouco tempo.Depois de uma passagem pela delegacia,onde o ruivo de cavanhaque foi novamente fichado e preso;as colombinas,o baixinho,Jônatas e Lourival,estavam livres para curtir o resto da folia.Na porta da DP,o quinteto conversava:

__Nós queríamos agradecer a vocês por tudo.__falou a japonesa

__Foi muita coragem!Aqueles caras estavam muito loucos__reforçou a morena.

__Não precisa agradecer__disse Jônatas__Além disso,o verdadeiro herói foi o Lourival__e apontou para o segurança,que falava no celular com a esposa.O cabelo atrapalhava o pernambucano,que não encontrava a posição ideal para encaixar o celular no ouvido.

__Não foi nada de mais__disse Lourival,ao encerrar a ligação.

Um homem fantasiado de Coringa,que estava na calçada perto deles pediu licença e se apresentou:

__Meu nome é Victor Squetine Santclair;eu trabalho numa ONG que luta contra a discriminação de gênero,e acompanhei todo o caso ocorrido com vocês.A sua atuação foi magnífica,senhor..__encarou Lourival __Qual é a sua graça?

__Lourival!

__Bonito nome!Bem;nós estamos contratando seguranças para trabalhar em nossa sede;o senhor estaria interessado?

Lourival olhou para o coringa meio sem acreditar.Só podia ser trote!Com certeza o cara queria dar em cima dele e arrumou aquela história.

__Bem eu não tenho certez..__balbuciou

__O salário é de oito mil com todas as garantias da lei.

__Quando eu posso começar?

__Esteja segunda feira neste endereço,de terno,com todos os seus documentos.__E lhe deu um cartão multi colorido.

O coringa desejou boa noite a todos e foi embora.Lourival guardou o cartão na carteira e falou para Jônatas

__Mas que carnaval mais louco!Comecei desempregado,saí de mulher maravilha,dei porrada num bando de bate bolas e, no fim,vem o coringa e me dá um novo emprego...

__...Só falta aparecer o Batman e te pedir em casamento__completou Jônatas,caçoando do amigo.

Lourival riu,com o mesmo sorriso de Sapucaí que exibira horas antes.

__Falando em casamento,tenho que ir para casa dar a chinelada de carnaval na dona encrenca!Felicidades,amigo!

__Boa sorte no novo emprego!__retribuiu Jônatas.

Agora estavam os quatro na calçada da delegacia.As colombinas,que ficaram cochichando enquanto Lourival conversava com o coringa,vieram falar com os dois.

__Olha;nós queremos convidar vocês para tomarem um drinque lá em casa__disse a morena.

__Será um prazer!__confirmou o baixinho,cheio de graça.

__E você,gostosão,vem também?__agora era a a japonesinha que fazia beicinho para Jônatas.

__Já estou saboreando a cerveja__lambeu os beiços o ex lanterna verde.

__Ou Uísque,vodca,tequila,vinho...Você é que escolhe,amor!__a japa explicou as opções.

O quarteto partiu na direção do futuro ninho de amor.A certa altura do percurso,Jônatas puxou o baixinho para o lado e sussurrou:

__Quando a gente chegar lá,eu pego a japinha e você a morena,combinado?

__Incrível!Era isso mesmo que eu iria propor!__ sussurrou o baixinho em resposta.

Estava Tudo escrito nas estrelas!

Nota do autor:

Se vocês quiserem saber como foram as duas aventura anteriores de Jônatas,leiam os textos:"Carnaval é coisa para macho!"de 21/02/12 e "O bloco do lanterna verde"de 09/02/16

arqueiro
Enviado por arqueiro em 10/03/2019
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T6594959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.