O LIVRO E O DINHEIRO

Numa pequena cidade, há muitos anos atrás, havia uma família que adotava nomes judaicos,o pai, Efrain, viúvo de Ester, no outono de sua vida chamou seus dois filhos Daniel e Gabriel e diz: —meus filhos, tenho uma boa soma de dinheiro e este Livro muito valioso que guardei durante toda vida que me guiou e me ensinou como proceder na resolução de minhas dificuldades, vou dividir o dinheiro, sendo a metade para cada um e o livro se interessarem façam um sorteio para ver quem vai herdá-lo. O filho mais velho Daniel disse: — meu pai, todo o dinheiro pode oferecer ao meu irmão, pois quero somente o livro, deixando tudo lavrado em cartório.

Poucos dias depois o pai faleceu e Daniel ficou com o livro e o mais novo recebeu todo o dinheiro depositado num banco e cada um seguiu seu caminho.

Quando Daniel estabeleceu-se numa cabana começou a ler o Livro e maravilhou-se com o tesouro de informações que possuía e leu durante toda a noite sem perceber o passar das horas e pensou com seus botões — tenho um grande tesouro em minhas mãos.

Gabriel, mais jovem foi para uma cidade grande e levou uma vida abastada como um verdadeiro rei, participou de grandes festas com muitos amigos e nunca pensou em trabalhar. Quando percebeu o seu “tesouro” tinha se esgotado, não tinha nenhuma profissão e não sabia executar qualquer serviço. Virou um andarilho e nunca mais ninguém soube dele.

Daniel leu em seu livro os ensinamentos de um pergaminho antigo o mesmo usado no livro O maior Vendedor do Mundo de Og Mandino que diz:

Adquirir bons hábitos: "formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles"

Amar: "Saudarei este dia com amor no coração."

Persistência: "Persistirei até vencer."

Ter-se como um milagre: "Eu sou o maior milagre da natureza."

Aproveitar o tempo: "Viverei hoje como se fosse meu último dia."

Controlar as emoções: "Hoje serei dono de minhas emoções."

Rir das adversidades: "Rirei do mundo.

Gerar valor: "Hoje centuplicarei meu valor.”

Agir: "Agirei agora."

Ter fé: “Suplicarei por orientação”

Daniel seguiu esses princípios, fez graduação em uma faculdade, doutorado e mestrado e conseguiu um grande cargo de governo que proporcionava uma vida abastada.

Gabriel descobriu o endereço de Daniel e num sábado à tarde chegou à casa do irmão que demorou a reconhecê-lo pelo seu traje esfarrapado e sua estrema magreza. Fitou-o fixamente e então percebeu tratar-se de seu irmão e abraçou-o efusivamente com lágrimas nos olhos e demorou-se a se recompor. Providenciou um banho para ele, roupas e posteriormente jantaram juntos. Conversaram bastante, e logo ao amanhecer apesar de insistentes convites para morar com ele o irmão decidiu seguir viagem.

O livro, como símbolo da cultura, da educação, do conhecimento e do saber proporciona mais ou maior riqueza que o próprio dinheiro…

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 22/06/2019
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T6679023
Classificação de conteúdo: seguro