PEQUENOS NEGÓCIOS, GRANDES ENCRENCAS
 
Essa aconteceu aqui em São Bento do Sul,SC na década de 60.
Jaraguá não era flor que se cheirasse, viu o vizinho desfazendo-se de umas tralhas e vasculhando o lixo deparou-se com aquela caixa cor-de-rosa.

Apanhou-a e seus olhos brilharam, em embalagens perfeitas lá estavam: 8 engrenagens niqueladas  de tamanhos diversos para bicicletas NSU OPEL.

Uma raridade valiosa pensou com seus botões carregando-a para casa.

- Bom dia!
- Bommmmm diaaaaa!!!! respondeu-lhe seu Otto da mecânica de bicicletas.

- Meu vizinho acaba de chegar da Alemanha e trouxe uma encomenda que fiz a ele, coisa rara, infelizmente de pouca serventia para mim.

Então pensei, porque não  negociar com o seu Otto? ...são perfeitas para aquela bicicleta antiga que ele tem exposta na vitrine da oficina.

Abriu a caixa e mostrou a mercadoria novinha em folha.

- Não valem nada disse-lhe com franqueza o alemão, são peças antigas, inservíveis, um lixo...

Desolado Jaraguá fechou a caixa saindo do estabelecimento.

Logo a frente visualizou a lojinha do turco Skiamet.

Entrou.

-Bom dia!
-Yvi günler, Jaraguá!

- Skiamet meu amigão, meu vizinho acaba de chegar da Alemanha e trouxe a encomenda que eu lhe fiz.

Abriu a caixa dizendo: são peças raras para bicicletas e sei que o seu Otto da oficina em frente está precisando, infelizmente não me dou bem com o alemão e pensei que talvez você pudesse negociar com ele, são muito valiosas.

Os olhos do turco cintilaram de ganância, mas valem algum dinheiro? falou com desdém...

- No mínimo uns Cr$ 4.500,00 (cruzeiros da década de 60), estou negociando-as em troca de mercadoria.

Com muita lábia Jaraguá coseguira após algum esforço trocar as engrenagens por algumas panelas e utensílios domésticos da lojinha do patrício.

Skiamet não perdeu tempo e em poucos minuto estava frente ao alemão da oficina.

- Bom dia seu Otto!
- Bommmmm diaaaaa!

 - Meu vizinho acaba de chegar da Alemanha e trouxe uma encomenda que fiz a ele, coisa rara, infelizmente de pouca serventia para mim, olhe só...

Seu Otto olhou para caixa e numa gargalhada exclamou: Nem Vem Que Não Tem, o Jaraguá há pouco esteve aqui e lhe expliquei que estas peças não valem nada...nadica de nada...

Skiamet, puto da vida, saiu vociferando da mecânica.

Daquele dia em diante Jaraguá passava em frente a loja do turco, ligeirinho e do outro lado da calçada e por vezes ouvia-o esbravejando: “Jaraguá filho de égua, safado, devolva mercadoria pro lojinha."