O assassino do porto

- Obviamente, foi uma armadilha - avaliou o sargento Gilbert ao apresentar seu relatório pela manhã ao inspetor-chefe Treadaway. - O assassino conhece o nosso modus operandi, e sabia que a princípio não iríamos checar por encantamentos no que parecia ser apenas um latrocínio. Fisher teve muita sorte de ter escapado apenas com escoriações da explosão.

- Verdade. E também não sobrou muito do corpo da vítima - comentou o inspetor-chefe, examinando fotografias impressas em papel brilhante sobre a mesa de trabalho.

- Sandow já havia concluído o trabalho dele, felizmente, e ao menos conseguimos identificar a vítima - prosseguiu Gilbert. - Está na página 4 do relatório.

- Ah, sim... - Treadaway avançou até a página citada. - Orchid Jellis, 26 anos, prostituta, natural de Norwich.

E erguendo os sobrolhos ao encarar Gilbert:

- As fotos de Sandow são de uma mulher com pelo menos 50 anos a mais. Como explica a discrepância?

Gilbert abriu as mãos, que estavam entrelaçadas sobre o colo.

- Jellis foi vítima de um lich; não se trata de um caso comum de assassinato, como pode avaliar.

- Um lich... - Treadaway olhou brevemente para o teto. - Faz muito tempo que não temos nada como isso na cidade...

- Vinte e cinco anos, para ser exato - informou Gilbert. - Eu verifiquei nos registros. E, o mais interessante: o caso anterior também ocorreu no cais do porto, com outra prostituta.

- O assassino nunca foi encontrado - recordou o inspetor-chefe. - Mas tampouco deixou uma armadilha para os peritos forenses.

- Pode ser que ele esteja se sentindo invencível, após dois ataques bem-sucedidos.

- Então, acredita que se trata do mesmo lich? - Questionou Treadaway.

Gilbert balançou a cabeça, afirmativamente.

- Ele voltou à cidade após 25 anos, não tendo sido pego da primeira vez. E, se nada fizermos, é possível que volte a atacar em mais um quarto de século.

- Algo me preocupa neste seu raciocínio... - disse Treadaway, expressão absorta. - O de que este suposto lich esteja atacando há mais tempo do que temos memória.

- Posso fazer uma investigação nos Arquivos - sugeriu Gilbert.

- Eu vou requisitar que façam isso - decidiu Treadaway. - Amanhã à noite, quando chegar para o seu turno, já deveremos ter alguma resposta.

- Então, o caso é meu? - Indagou Gilbert.

- Certamente - assentiu o inspetor-chefe.

[Continua]

- [28-03-2021]