De Rei de Roma a Pachá da Capadócia

Predestinado feito o seu ilustre homônimo da antiguidade que fundara e reinara sobre Roma, o mais vasto, rico e devastador império da antiguidade, Romulus Augustus, nascido em Pitangui, MG, mais de dois milênios e meio depois, e aduas mil léguas de distância, estaria também destinado a grandes conquistas: fundaria - e afundaria - o Emirado da Capadócia e se tornaria o seu Pachá vitalício.

Assim, sua primeira, segunda e terceira infância foram de cuidados e mimos para a obra magna que viria a erigir. O ensino do latim teria vindo no tempo devido, a partir da terceira série de educação secundária, quando passaria feito os seus pares, a viver sob a lei de Newton, a dura lex sed lex. Mas o ardiloso Romulus Augustus foi adiando essa submissão, mantendo-se fixo na segunda série ginasial até o latim ser excluído do currículo ginasial. Estava assim imune às insídias do sedutor, mas sempre perigoso latim...Per omina secula, seculorum...

A recreação tornou-se o seu credo quase absoluto: tacos, cartas e aventuras pre-conjugais moldariam a sua formação, forjando-lhe o caráter

desbravador e a apta determinação para enfrentar as peripécias da vida.

E foi justamente em meio às refregas acadêmicas que lhe veio a judiciosa decisão de criar o Império da Capadócia que inspirada na lendária região da Turquia, passaria a englobar tudo o que fosse relacionado a dois vocábulos chave que a compõem: a capação e o ócio.

A capação, que a princípio sugere a mera castração, tem, na teoria assim como na aplicação prática, o condão de ir muito além: compreende as caçoadas, a galhofa, a chacota, à socapa e à sorrelfa, e se aplica como uma luva, ou mais frequentemente a uma palmatória, à mais refinada educação dos jovens.

Romulus Augustus, embora formatador dessa doutrina, muito bebeu as primeiras águas das fontes de seus súditos maiores como Juvenal Cambota, José Samuá, Plinius Malachias, Ladim, Josefus Expertus e outros tantos que primaram nessas artes e malazartes...

E complementarmente, o ócio, apresenta-se como o melhor negócio, cabendo contudo estar sempre atento para se evitar o quinau de algum eventual sócio...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 18/07/2021
Código do texto: T7302173
Classificação de conteúdo: seguro