Retrato de Maria Borboleta

Retrato de Maria Borboleta

Maria ,mineira ,filha de família humilde ,gente trabalhadeira e honesta.

Assim nasceu Maria ,longe nos confins mineiros ,onde o progresso nunca chega ,mas os sonhos são muitos e não é preciso comprá-los,eles chegam em pelo ar e terra em trens de ferro e televisão ,revistas ,jornais e o famoso cinema ,Cine Ouro Verde.Moça bonita ,alegre, despertava paixão ,admiração em quem com ela convive.

Maria gostava de livros , romances ,Maria estudava e conhecia o mundo ,as alegrias tristezas e lutas de povos para se libertarem de opressores.

Ela gostava de ir á escola ,estudava era boa aluna tinha futuro promissor .

Gostava da vida , escrevia bem , esta sempre atualizada com progresso e sonhava sair da cidade pequena , fazer faculdade, ter bom emprego num grande jornal e quem sabe um dia uma grande escritora .

O destino preparou , para Maria ,todas as armadilhas do mundo .

Tudo que um dia sonhou caiu por terra .

Ainda muito jovem entrou para politica, um grande erro.

Ativista nos anos de chumbo,trabalhava no jornal da cidade,cheia de sonhos para com seu povo empunhava bandeira e acreditava que sua luta com a escrita poderia mudar o rumo de uma situação caótica que os generais levavam a nação brasileira.

Juntamente com seus colegas e donos do jornal foi presa deportada deixando para trás uma terra que amava.Na prisão conheceu seu algos.Militar cheirando sabonete Carnaval,água de colônia barata

cabelo untado com brilhantina e hálito etílico , para não dizer,cachacha de botequim.

Um sujeito rustico,mas naquele tempo quem usava farda , tudo podia ,senão o cemitério de Perus em SP,seria seu ultimo destino.

Neste tempo no fundo de uma cela suja ,escreveu sobre Che Guevara ,em papel de embrulho á lápis,que ocultava nos buracos da parede.

Aprendeu a duras penas,que o ser humano é o mais cruel dos animais,tem muito prazer em matar,trucidar,humilhar, sem muitos motivos,apenas tem o poder que a farda lhe dá.

Uma pessoa dessas ,diz que se apaixonou por Maria tirando-a da prisão do governo,apagando seu passado,e apossando de sua vida em prisão domiciliar para seu uso e abuso.Maria neste período escreve,Masmorra da alma ,Verde Esperança.Guerras no mundo,Estou voltando para casa!

Não terminou os estudos ,casou-se á contragosto com uma pessoa que a escravizou física e moralmente .

Maria , deixou para trás os sonhos da juventude , nunca mais sorriu ,ou brincou,fez cursos de teatro, escreveu poesias ,ou mesmo foi á igreja.

Maria morreu para todos, trancou dentro de si todos os conhecimentos , guardou as histórias de romances e durante anos apenas vegetou.

Na cidade grande passou todos os sofrimentos possíveis .

Educou e criou os filhos, com esmero e muito carinho .

Hoje são seu tesouro, sente-se orgulhosa por te feito deles homens de bem formados , muito diferente do seu marido o qual foi dominado pelo álcool.

Maria via a vida passar ,apenas olhando pelas janelas .

Dizia sempre que via o mundo mudar no sorriso de seus filhos , vivia só para eles.Trabalhou,chorou , ficou doente e com as doenças conviveu...

Os cabelos embranqueceram ,a pele ficou sem viço ,as pernas já não obedeciam ,e o olhar cada vez mais distante... um resto de vida .

Os filhos foram embora ,a casa vazia e uma grande solidão dessas que não tem cura , porque não é do corpo é da alma .

Maria se consola com orações , pede Deus que a leve embora .

Assim rezando , conseguiu sobreviver mais um pouco e teve forças para deixar para trás seu carrasco .

Abrigou-se no asilo,para senhoras, Santa Teresa ,e parece que renasceu...

Conseguiu de novo sorrir, escreveu seus poemas , peças de teatro mesmo com atraso de 40 anos sentiu-se capaz , ensinou o que sabia e o que não sabia aprendeu ;como lidar com computador...

De novo escreveu nos jornais seus artigos politicos ,empunhou a bandeira deixada atrás,quando a ditadura imperava no país, sentiu-se jovem mesmo com 6.5.

Com esse tempo perdido, ficaram guardadas suas relíquias da juventude ,como num cd armazenado todo seu potencial como um diamante no fundo da terra , foi só esperar e lá estava ele a brilhar e ter o seu real valor.

Até ouvir música Maria consegue, acabaram-se os medos,os maltratos e finalmente a primavera chegou no coração de Maria.

Aqui de minha janela posso vê-la feliz a caminhar de braços dados com as colegas , indo em direção do evento que será realizado em sua homenagem onde irá autografar o seu primeiro dos muitos livros que se intitula : Borboleta Azul.

borboleta azul
Enviado por borboleta azul em 17/09/2009
Código do texto: T1815550