TEM CADA UMA!!!

TEM CADA UMA !!!

Com este pequeno conto não estou comentando, muito menos, contestando, algum dos nossos nobres colegas do Recanto, todos eles, profissionais ou amadores, sérios e imbuídos no espírito correto da nossa bela e querida língua portuguesa brasileira.

São coisas que se ouve, arrepiando-se, no dia-a-dia das conversações banais entre amigos.

Tenho alguns deles que se acham “letrados”, cujo vernáculo ainda está em baixa. Mesmo ocupando cargos relevantes na política, nas comunicações sociais e no uso dos microfones, que, quando abrem a boca, quando não seja para entupi-la de iguarias, saem, geralmente, coisas como esta:

... ... ...

– Ele se “entrete” com a folia dos cachorros no pátio.

– Não é se “entrete”. Diga “enterte”, que fica melhor.

... e eu, à beira do abismo profundo desse desconhecimento do idioma, ‘entretenho-me”, só bispando as ignorâncias, rio-me às largas, interiormente.

– E eu grito – diz o sabido – “vem pa drento menino”.

Outra aberração da “creatividade” engenhosa de alguns locutores e apresentadores de rádio e televisão, dá-se em pleno campo de trabalho e no próprio local e trabalho, qual seja a apresentação de um jornal falado e outros. Para certificar-se disso é só prestar atenção na fala deles.

Assíduo futebolista, já que nada mais posso fazer em campo por motivos óbvios, faço do sofá meu campo de atividade. Certa vez, num jogo da elite do futebol, o Galvão Bueno, tentando situar-se perante seus auxiliares, os locutores de campo, chamou:

– Fulano ... ... ...?

... e o fulano informou de pronto:

– A gente estamos à sua direita, Galvão.

Bem, se Deus, em sua onisciência levou, segundo os que escreveram a Bíblia e a mantém até hoje assim, sete dias para “CREAR” o mundo, os homens, por serem homens, ainda não com tanta sabedoria, levarão a sua vida inteira “creando” uma linguagem paralela e de absurdos para, só no fim da vida, talvez, aprender que no nosso idioma nada se CREA, pois há a versão correta nas dicionários e nas gramáticas.

Às vezes até crio alguma palavra para inovar.

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 29/04/2010
Código do texto: T2226312
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.