O Ipê e Amadeu

O velho Amadeu, depois de aposentar-se tornou-se rabugento e todo seu amargor fora dirigido ao ipê que nascera à sua porta. Todo dia arrumava alguma implicância com a pobre árvore. Alcione, sua esposa, era a santa que emprestava seus ouvidos as ladainhas.

A coisa piorou, quando um dia, em que precisara de emergência, os socorristas tiveram dificuldades para correr com a maca rodante pela calçada disforme, por causa de suas raízes.

Indiferente a tudo, o ipê crescia frondoso e exuberante, enfeitando a rua durante os cinzentos dias de inverno.

Um belo dia, Amadeu olhou com a costumeira raiva para a copa do ipê e percebeu que a mesma empurrava os cabos de alta tensão que passavam por entre suas folhagens. Era a oportunidade perfeita para chamar a prefeitura e acabar de vez com aquela "maldita árvore". Após um longo discurso, enumerando todas as mazelas que passava por causa do ipê, ele conseguiu o que queria.

O dia marcado para a "execução" da pena de morte, foi festejado pelo triunfante Amadeu. Puxou uma cadeira e sentou-se na varanda para ver de camarote a derrota de seu inimigo.

Assim que foi dada a última machadada, o caule principal rompeu e a árvore tombou com um estrondo ensurdecedor, aquilo era música para os ouvidos de Amadeu. Porém, um grande temor se deu. Todos perceberam que a árvore não estava empurrando os cabos de alta tensão, pelo contrário, era ela que sustentava as estrutura dos postes que, de tão velhos, já não aguentavam o peso dos cabos e também tombaram. Causando grande explosão, por causa do curto circuito e todo bairro ficou sem luz.

O grande susto, porém, provocou uma comoção em Amadeu que precisou de seus aparelhos de respiração, mas não havia mais energia para ligar, acionaram a emergência para levá-lo ao hospital e a ambulância não conseguiu acesso, porque a rua fora fechada para a operação da prefeitura.

Mesmo com todo corre-corre, Amadeu não resistiu e faleceu.

Alcione lamentou a morte do marido e o tombamento do ipê, mas pegou o prêmio do seguro de vida e partiu, com as amigas, para a tão sonhada excursão à Europa.

PS.: no tronco do ipê brotaram mudinhas verdes.

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 03/11/2017
Reeditado em 06/02/2018
Código do texto: T6161072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.