LENDA DO TUCANGUIRA

La em Cristinópolis de tempo em tempo houve se um barulho como de cachoeira que ninguém sabe de onde vem.

Diz à lenda que num tempo muito antigo, ainda antes da fundação de Cristinópolis. Os poalheiros armavam acampamento à beira dos córregos e riachos. Num certo dia eles saíram para pescar nas águas do riacho goiabeira, e, eis que surgiu um monstro que devorou os peixes deste riacho. Os poalheiros então procuravam peixes nos outros córregos da região e não achavam. Então eles foram pescar no córgão e eis que o monstro já havia devorado os peixes do córgão também. Eles foram pescar no córrego da alegria, mas, assim como no córrego do escondido e no córrego da anta também não havia peixes, pois o monstro já havia devorado todos. Eles então foram pescar no tucanguira e o dia já ia declinando e, neste momento levantou um temporal e houve uma grande chuva que transbordava o tucanguira em todas as suas ribanceiras. As cachoeiras produziam um estrondo tão assustador que afugentou o famigerado monstro e os peixes do tucanguira ele não pode devorar. Até hoje a mãe d’água duas ou três vezes por dia agita as águas do ribeirão tucanguira a fim de enxotar o monstro e preservar os peixes. Talvez seja por isso que os córregos de Cristinópolis não têm peixes.