O Consultório do Dr. Caligari

- E o que o trouxe ao meu consultório? - Pergunta afavelmente o Dr. Caligari.

- Eu padeço de sonambulismo, doutor... - responde Cesare, o paciente.

- Anda pela casa, assalta a geladeira... - especula o médico, garatujando num bloco de anotações.

- Na verdade, eu ponho meu uniforme, chamo um táxi e vou até meu regimento, onde coloco as tropas em formação durante a madrugada. Eu sou um oficial das forças armadas - declara Cesare.

Caligari ergue os sobrolhos, admirado.

- Notável! E depois disso?

- Eu dispenso as tropas e peço para que um ajudante de ordens me leve em casa. Desço do carro, tiro meu uniforme e me deito para dormir até de manhã. Como deve imaginar, ando bem cansado ultimamente.

- E... seus subordinados nunca lhe perguntaram o porquê das manobras militares na madrugada? - Pondera o médico, batendo com a caneta no bloco.

- Como bons militares, eles não questionam ordens, doutor.

- Interessante... - comenta Caligari, mordendo a tampa da caneta. - Bem, creio que terei que submetê-lo a algumas sessões de hipnose, para descobrirmos o que está havendo.

- Acha mesmo que isso irá me ajudar, doutor? - Indaga Cesare, esperançoso.

- Oh, sem dúvida alguma... vai me ajudar muito! - Comenta Caligari risonho.

E na madrugada seguinte, tropas sob o comando de Cesare invadem as residências de uma série de autoridades civis e as eliminam sumariamente. Em seguida, Cesare vai até uma estação de TV e faz um pronunciamento sobre a manutenção da ordem e a eliminação de elementos subversivos. Volta então para casa, onde dorme profundamente até a manhã.

- [21-10-2018]