O Zumbi do Vale das Almas

Na Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro), existe um lugar chamado “Vale das Almas”, esse foi o nome dado pelos escravos, já antes de Guilherme Midosi, morar na floresta em 1825, sua origem remonta o final do século XVIII.

O Zumbi seria um antigo escravo, que por algum motivo caiu na desgraça de “Pai José”, antigo escravo da “A Fazenda”, residência de morador desconhecido, essa fazenda que ficava nas antigas terras do visconde de Asseca, data de 1794, em frente à casa ainda existe um “Bosque de Eucaliptos”, onde próximo estaria um cemitério de escravos, localizava-se próxima a Cova da Onça, e o antigo “Charco dos Porcos”, hoje conhecido como “Açude da Solidão”.

Guilherme Midosi já havia conversado com os outros moradores das redondezas sobre os sons horríveis que escutava principalmente nas noites de lua cheia. Os seus escravos ficavam totalmente calados e não produziam nenhum tipo de ruído, também aterrorizados com os sons, mas sabiam o que era aquilo que os produzia, só não falavam para o seu “Senhor”.

Midosi, da janela de sua residência que ficava de frente para a senzala de seus escravos, onde hoje funciona o Restaurante “A Floresta”, olhava a sua esquerda para ver se via algum vulto ou algo parecido, pois o som vinha de onde hoje é o “Caminho do Vale das Almas” e a “Cachoeira do Pai Antônio”.

Ele já havia perguntado para seus escravos o que era aquilo, mas eles apenas diziam que era um “Zumbi” ou “Zombi”, ele não sabia o que era aquilo e pediu ao seu capataz para perguntar mais a respeito.

Várias vezes ao amanhecer apareciam animais mortos esses totalmente dilacerados, não somente no “Vale das Almas”, mas por toda a floresta, Quatis, Pacas, galinhas, uma vez apareceu morta uma mula na “A Fazenda” que era uma propriedade próxima, e mais abaixo perto de um antigo charco apareceu porcos selvagens que viviam ali, todos dilacerados, mas a maioria dos corpos mesmo era encontrada perto de sua residência.

Uma tarde o capataz junto com alguns escravos foram se banhar na cachoeira que ficava logo abaixo da residência, e perguntou a Antônio Firmino o “Pai Antônio”, o que era aquela coisa horrenda que eles escutavam e era tão assustador.

“Pai Antônio” começou a explicar o que era um “Zumbi” e quem teria sido o responsável pela criação da criatura.

- O Zumbi, é um homem dado como morto, após ser atacado por um feiticeiro, que a mando de alguém ou por motivos próprios prepara um pó de feito de ervas, folhas, sapo e peixe Baiacu ambos secos, que são misturados e transformados em pó, sendo estes jogado próximo ao rosto da vítima ou colocado em alguma ferida.

O que ele sabia é que um antigo feiticeiro angolano chamado de “Pai José” que era escravo na “A Fazenda” , entrou em desafeto com “Paulo Carvoeiro”, escravo jovem, que ao chegar a fazenda, começou a namoricar com uma das filhas de “Pai José”, este não querendo o relacionamento, planejou sua morte e transformação em “Zumbi”, só que algo deu errado, alguns dias após desenterra-lo para que virasse seu escravo, Paulo Carvoeiro, conseguiu fugir e mais tarde com fome começou a atacar animais na floresta, surgia assim, “O Zumbi do Vale das Almas”.