O Fim da História

- E como a história termina? - Indaguei.

- Termina com a prisão do líder da Resistência - explicou o Professor. - Ele é submetido à lavagem cerebral para que renegue todas as suas crenças, e depois levado em turnê por todo o país, para reencontrar vítimas dos seus atentados terroristas, ou parentes destes e de seus correligionários mortos, e pedir perdão a todos por seus crimes.

- Desta forma, a Resistência é quebrada pela denúncia pública feita por seu antigo chefe? - Avaliei.

- De forma alguma - replicou o Professor. - Todos, autoridades do Estado e membros da Resistência, sabem que o prisioneiro foi submetido à lavagem cerebral, e que ninguém, mesmo que possua a força de vontade mais férrea, é capaz de resistir à mesma. Ambas as partes sabem que as apresentações públicas são uma demonstração de propaganda voltada para as massas, e nada mais. Desta forma, o Estado justifica o uso da repressão, e a Resistência a continuidade da luta.

- Então, o que poderia ser encarado como uma campanha sistemática de desmoralização da Resistência, termina funcionando como um incentivo para que novos membros se filiem à mesma? - Questionei.

- Acho que pode imaginar essas sessões de vexame público como uma campanha de recrutamento para a Resistência. Eles sabem que seu antigo líder foi um grande homem, e que só não foi morto de imediato porque o Estado o quer exibir como um troféu, fazer dele um símbolo, ainda que negativo. Portanto, juntam-se à causa rebelde para evitar que qualquer outro cidadão seja submetido ao mesmo processo humilhante.

- Imagina então que o antigo líder tenha pensado nisso tudo antes de ser preso e torturado?

- Creio que ele tinha plena consciência do que poderia ocorrer se fosse capturado com vida. E também de que a luta seria mantida, apesar deste revés.

- Por que continuar uma luta onde se corre o risco de ser morto e torturado por um aparelho repressor bem-organizado? - Ponderei.

- Porque a manutenção deste aparato repressor não garante a captura de todos os opositores ao sistema - afirmou o Professor. - Para cada rebelde capturado e convertido à causa do Estado, outros dez continuam a agir em liberdade. Talvez nunca consigamos derrotá-los com nossas forças, mas vamos esperar pacientemente até que uma oportunidade se apresente.

E diante da minha expressão de incredulidade, acrescentou:

- Lembre-se de que os mamíferos coexistiram com os dinossauros por milhões de anos, mas que só puderam vir à luz, quando estes foram eliminados por um asteroide.

- [31-12-2019]