O presente trabalho está dividido em sete textos produzidos para uma apresentação acadêmica de alunos do curso de Licenciatura em Letras da UNIESP – outubro de 2007, para a matéria de “Estudos Independentes II” sob a responsabilidade da Profª MS Gláucia Lemos.
Procura resgatar as tradições regionais em algumas regiões do Brasil em que personagens da história foram eternizados e trouxeram a contemporaneidade as vestes tradicionais que ainda persistem no tempo e tornaram-se um dos maiores tesouros da história nacional.
Agradeço aos meus eternos amigos, Aguida, no papel de “China da Vacaria”; Adriano e Deruquete, nos papéis de “Lampião e Maria Bonita”; Alzileni no papel de “Baiana”; Rita no papel de “Rip”, e sua filha Amanda, a nossa mascote convidada, no papel de “Beata Narradora”. Eu fiz o papel de “Capoeirista”.
Espero que gostem, pois não se trata apenas de uma homenagem à cultura brasileira; fiz aqui também uma singela homenagem a esses companheiros de jornada acadêmica que muito considero.

NARRADORA CONVIDADA
AMANDA SALU
 
Valei-mi Nossa Sinhora!
 
To aqui, chegandu agora
Pra todus nós conversá
 
Vim pra cá, cum meus parenti
Pra apenas num quartu de hora
Aprasentá pra essa genti
 
A “Moda” du Ti-Ti-Ti
Vistidu, Carça i Rendadu
Do Oiapoqui au Chuí
 
Sô atriz, sô istudanti
I convidada tumbém
Pra apresentá num instanti
A “Moda” du vai-i-vêm
 
La das banda da Argibera
Dus cantu du meu Brasil
Povu sofridu, vida artera
Mas muito baum i gentil
 
Entra aí...Dá Capuera!
Serginhu du Cariri
Trás história, i jingadera
 I vem mi ajuda cum issu aqui...

continua...
O Guardião
Enviado por O Guardião em 09/10/2007
Reeditado em 09/10/2007
Código do texto: T687438