NATAL - NASCERÁ A ESPERANÇA

Contam que está para nascer a esperança na figura de um menino, cujo caminho está determinado, segundo Escrituras antigas. Dizem que nascerá entre os pobres da Galiléia

...........

Conta Lucas que numa cidade da Galiléia, Nazaré, algo inusitado está para acontecer. Tudo teve início há nove meses, quando uma moça chamada Maria teve uma visão das mais surpreendentes. Segundo contou, o anjo Gabriel apareceu e disse-lhe que conceberia e daria a luz a um filho, que se chamaria Jesus, e que este viria à Terra com uma grande incumbência, a mando direto de Deus.

Maria indagou ao anjo como isto seria possível, visto que ela ainda não conhecerá nenhum homem, já que estava num período pré-nupcial, algo comum naquela época. O anjo Gabriel afirmou que para Deus não há impossibilidades e citou fato ocorrido há seis meses com uma parenta próxima de Maria, Isabel, que havia engravidado embora fosse estéril e já tivesse passado da idade de ter filhos.

- O menino que Isabel gerava, chamado João, teria também uma nobre missão: a de anunciar ao mundo o messias, o que traria a boa nova ao povo, seu primo Jesus, o seu filho - disse-lhe o anjo.

Então Maria concordou com as palavras do anjo dizendo: “que se cumpra em mim conforme a tua palavra”.

Contam que Maria, em visita a casa da Isabel, onde permaneceu por cerca de três meses, externou à sua parenta a alegria de estar concebendo aquele que o anjo afirmou ser o próprio filho de Deus. “O Meu espírito se alegrou em Deus porque contemplou na humildade da sua serva... desde agora todas as gerações me considerarão bem aventurada”.

Maria tinha consciência de que Deus ao lhe escolher, uma mulher simples e pobre, fizera uma opção. “Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes, encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”.

Lucas conta ainda que César Augusto, mandante romano, decretou naqueles dias que toda a população deveria se recensear, se alistar, cada um em sua própria cidade. José, que havia desposado Maria, então se dirigiu com ela de Nazaré para Belém, cidade da Judéia, para cumprir a ordem e foi temeroso, pois sabia que Maria estava prestes a dar a luz.

Comenta-se que César Augusto estaria temeroso do nascimento, de quem o povo chama "Rei dos Judeus" (conforme diz as profecias), pois acha que este ameaçaria o seu trono, tanto que cogita com este senso, sim, localizar todos os recém-nascidos nestes dias e matá-los.

Lucas conta que César Augusto, mandante romano, decretou naqueles dias que toda a população deveria se recensear, se alistar, cada um em sua própria cidade. José, que havia desposado Maria, então se dirigiu com ela de Nazaré para Belém, cidade da Judéia, para cumprir a ordem. Lá chegando com Maria foi surpreendido, pois havia chegada a hora do nascimento de Jesus e não tendo onde se abrigar, dirigiu-se a uma manjedoura e logo Maria, ali mesmo, deu à luz ao seu filho primogênito. Pastores que por ali pernoitavam se surpreenderam e ficaram temerosos, pois, segundo contaram, um anjo ali desceu e iluminou todo o lugar.

O anjo então lhes disse: “Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo... que é Cristo, o Senhor”.

Por fim o anjo ainda afirmou que o fato dele estar ali envolto em faixas e deitado em uma manjedoura era um sinal que deveria ser observado. Subitamente apareceram vários outros anjos e louvaram a Deus no céu e paz na terra entre os homens.

Logo os pastores passaram a notícia uns aos outros e muitos foram visitar o menino-Deus na simples manjedoura e passaram a louva-lo e glorifica-lo também, dando conta de que estavam diante de um fato que iria mudar a história da humanidade.

....

OBS: O Evangelho de Lucas serviu de fonte a essa reportagem atemporal.