NATAL - Despertar da vida criadora na Terra

Na data máxima da cristandade, ouve-se muito falar de Papai Noel e suas renas mágicas, o clima torna-se festivo, colorido e alegre, as lojas se enfeitam e o público corre avidamente às compras. Nesse corre-corre nem sempre é lembrado com a devida atenção o motivo maior de toda a comemoração: Jesus Cristo. Comemora-se nesta data não só o nascimento de Cristo, mas toda a força criadora e espiritual emanada do próprio Deus. É a exaltação do despertar da vida criadora na Terra.

É certo que, com o 13º salário no bolso, o povo quer mais é consumir, principalmente na atualidade, onde ter dinheiro é quase um sonho. A febre consumista, a luta incessante pela busca do pão nosso de cada dia, entretanto, não conseguem embrutecer tanto a alma humana que não nos façam, pelo menos, sensíveis a uma reflexão sobre Deus, Cristo e a renovação da vida.

Vive-se hoje num mundo onde todas as ideologias foram detonadas, as utopias desacreditadas, onde Deus é um desconhecido e Jesus Cristo incompreendido. As suas pregações lapidares, como a de que devemos amar aos inimigos e não reagir com violência quando atacados, continuam sendo absolutamente ignoradas. Para efeitos gerais vivemos ainda sob a Lei de Moisés: olho por olho, dente por dente.

O mundo tem hoje muitas religiões e pouca religiosidade, muito fanatismo e pouca prática religiosa, muitas divisões e pouca concórdia, muita diáspora e nenhum ecumenismo. As religiões, de modo geral, parecem preocupar-se apenas em arrebanhar mais adeptos. Dificilmente se vê alguém falar dos tantos pontos comuns existentes nas palavras dos profetas. Observa-se nos livros de diversas religiões que a mensagem maior ali pregada é praticamente idêntica. A base de todas as religiões monoteístas (Deus único) prega a bondade, a humildade e principalmente o amor.

A importância da data esta ai (e para todas as religiões): praticar o amor, e isto pode ser, sim, dar um presente a alguém; um abraço no amigo; partilhar a ceia com a família; tomar um vinho com colegas de trabalho. Celebrar. Faça isso, é um bom começo e depois é só continuar o ano inteiro.

E feliz Natal. Feliz 2007.