PRESÉPIO

Presépio

Etimologicamente quer dizer estábulo, cocheira, manjedoura.

Segundo o Evangelista São Lucas, descreve a genealogia e o nascimento de Jesus num presépio. Cuja reprodução criada por São Francisco de Assis, nunca antes reproduzida, nos leva a imaginar como fora na prática aquele relato.

Francisco Bernardone era filho de Piedro e Dona Pinca, em 1.181 na cidade de Assis fora batizado pelo nome de Giovanni, porem, seu pai lhe dera o nome de Francisco quando voltara de sua viagem da França, passou a chamá-lo de Francisco em homenagem à França. Seu pai era um rico e próspero comerciante, que seguidamente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. Foi de lá também que ele trouxe sua linda e bondosa esposa, Dona Pica. Sua mãe era de origem provençal: as primeiras palavras ternas e afetuosas que o menino ouviu foram francesas. Esta língua foi gravada no seu coração: assim, afirmou o seu primeiro biógrafo, Tomás de Celano: “quando manifesta a sua alegria, canta na doce língua dos trovadores da cavalheiresca Provença”.

Segundo a maioria dos biógrafos de São Francisco, os padres de São Jorge lhe deram formação adequada e educação cristã. Mas o caráter e as qualidades melhores lhe vieram da mãe: meiga e firme, cristã fervorosa, toda dedicada à família.

Cedo, o garoto Francisco aprendeu do pai a arte do comércio que manejava com inteligência e proveito. Mas era um jovem alegre, amante da música e das festas e, com muito dinheiro para gastar, tornou-se rapidamente um ídolo entre seus companheiros. Adorava banquetes, noitadas de diversão e cantar serenatas para as belas damas de sua cidade. Enfim, Francisco era o líder da juventude de sua cidade.

Quando alcançou a sua maioridade, renunciou a sua riqueza, sua nobreza, e, até a sua própria roupa luxuosa de família, por trapos que passou ha se vestir mal trapilho, ouvindo a voz da consciência que lhe pedia para reconstruir a Capela e Oratório da Cidade. Nesta missão resolveu expressar materialmente o que dizia o Evangelho de S. Lucas no que diz respeito ao nascimento de Jesus. Surgindo, assim, o primeiro presépio de que se tem notícia da sua invenção.

Desde então até os dias de hoje, tornou-se devoção à Natividade, a reconstrução do episódio do recenciamento a que José e Maria de sujeitaram ao cumprimento por ocasião do final da gestação da gravidez de Maria.

Afinal de contas ele ficou conhecido como Jesus de Nazaré, e não de Belém. ... Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. ... pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o Rei de Judá.

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 21/12/2016
Código do texto: T5860021
Classificação de conteúdo: seguro