Foto Google
FEMININO OU MASCULINO?
Ao navegar despreocupadamente nas páginas da Internet, deparei-me com esta imagem. Aparentemente constitui uma contradição em termos estéticos, pois apesar de algumas características marcadamente femininas (e convenientemente dissimuladas), a musculatura, a vascularização e as proporções têm muito mais a ver com o corpo masculino.
A correspondente notícia referia a concorrente de uma competição internacional de culturismo. Levada ao extremo, acrescento eu.
Há provas destas, a nível mundial, para ambos os sexos, e se para os homens conduz a grotescas montanhas de músculos hipertrofiados, para as mulheres, em contraponto com os concursos de miss universo já bastante antigos, onde a mulher sempre foi vista como um todo mas elevando-se o conceito de beleza na base da feminilidade, o resultado aproxima-se do que a imagem acima evidencia. Mesmo um rosto bonito pode ser acompanhado de anormalidade…
Claro que cada um faz do seu corpo o que quiser, comprometendo a saúde em dietas suicidas, tomando drogas (esteróides anabolizantes) que lhe vão destruir os rins e danificar a breve trecho o funcionamento do coração, para além de se escravizar na presença em academias.
Longa é a lista de atletas falecidos com complicações de saúde derivadas de extremos - dietas e exercícios levado ao exagero.
Se há raros casos de êxito nos negócios - Arnold Schwarzenegger é um deles - na realidade há sempre uma fatura a pagar - ele já fez duas cirurgias ao coração.
Não pretendo chocar ninguém, apenas demonstrar que em muitos casos a inconsciência do ser humano é ilimitada.