Parem, vejam a história de alguns Papas
Vejam, leitores, talvez se emocionem também
eu vejo muitas coisas novas acontecer,
você não?... Tudo bem, mas...
vou começar com o Papa João Paulo I
Era agosto de 1978, num conclave Abino Luciani, na votação foi escolhido para ser Papa, sua simplicidade era visível, seu sorriso marcante, mas teve um susto, não esperava ser escolhido. Talvez por admiração pelos dois Papas antecessores escolhe o nome de João Paulo I, deve ter pensado:
--- meu Deus, porque eu ser Papa?
33 dias depois ele falece, o mundo se estarrece, seria assassinato? Perguntas e mais perguntas. Mas foi morte natural mesmo, de fato o susto foi grande. Consta até que ele pressentiu sua morte, alguns dias antes, João Paulo I declarava enfaticamente:
-- eu estava assustado, com tamanha responsabilidade, pensava sempre que logo eu partiria desse mundo, mas na minha frente no Conclave estava sentado um Cardeal que ocupará meu lugar, é mais forte do que eu e merece esse cargo tão dignificante.
De fato esse Cardeal referido era Karol Wojtyla, mais tarde o João Paulo II, Tão forte, até mesmo de natureza atlética, porque qualquer país que visitava, beijava a terra do lugar, forte também na espiritualidade que era tão marcante, tinha como meta, levar Cristo em todos cantos do mundo, dom magnífico sabia parlamentar com líderes de quaisquer religião, até mesmo ateus. Em 2 de abril de 2005, entrega sua alma ao Criador.
Entra Joseph Aloisius Ratzinger, Mais tarde escolhe o nome de Bento VI. Bastante conservador, de uma inteligência fenomenal, reconhecidamente ser um teólogo de altíssimo gabarito. 8 ano como Papa, mas prefere renunciar, para algumas mentes mais ferinas o acusam de fraqueza, mas os que o conheceram bem atestam que foi um ato de coragem...
E foi assim que em 13 de março de 2013, Jorge Bergoglio é eleito Papa. Antes o Cardeal tão cheio de coragem, vibrante, apesar de que ainda novo havia operado o pulmão, Papa tão expressivo que até lança “o Evangelii Gaudium” significando a alegria do Evangelho. Umas de suas sugestões seria de que a Igreja revisse sobre alguns tipos de uniões civis. Por algumas de suas opiniões possibilitou entrar em desacordo com muitos, inclusive dentro da igreja católica. Grande diplomata também, visitando alguns países, inclusive Cuba, onde o comunismo comandava, com isso deu uma melhorada para tolerâncias no cristianismo. Entre idas e vindas de muitos países de predominância de muitas religiões que não eram cristãs, ele soube parlamentar sem cometer furos berrantes. E foi em 21 de abril de 2015, é anunciada o falecimento do Papa Francisco.
E foi em 8 de maio de 2025, que na Praça São Pedro em Roma, umas das praças mais bonitas e famosa do mundo, lotada de pessoas, não só cristãos que esperavam pra saber quem seria o novo Papa, de repente a fumaça branca, alguns minutos depois é sabido que era americano, nossa alguns espantos, mas de uma maneira geral alegrias contagiantes ao ver o americano Robert Francis Prevost, o novo Papa com o nome de Leão XIV. Novas indagações:
--- nossa! Mas será uma continuação do Papa Francisco? Muitas mudanças ou muitas restrições. Mas Leão XIV de imediato promete grandes feitos, o catolicismo parece reforçar muito, aliás um prenúncio aumentado sobre as coisas espirituais intensamente.
VAMOS ACOMPANHAR E VER...