Filho feio nao tem pai: quem são os culpados pelos desvios da previdência?
Lembra do ditado: "Filho feio nao tem pai", pois bem, ele é uma metáfora que sugere que quando algo é considerado "feio" ou falho, a tendência é culpar ou desconsiderar a pessoa ou o projeto em questão, enquanto que, por outro lado, quando algo é bem-sucedido, muitos se apressam a tomar a autoria.
O ditado "filho feio não tem pai" é um exemplo de como os provérbios populares podem refletir a realidade social e as relações de poder. Ele expressa a ideia de que, em muitas situações, a responsabilidade por erros ou falhas é atribuída a outros, enquanto que a responsabilidade por sucessos é frequentemente reivindicada.
Por que eu estou falando isso? Por causa do famigerado e inescrupuloso desvio bilionário dos aposentados e pensionistas que veio a tona no Brasil e que estão procurando seus verdadeiros culpados, o pai da criança feia do ditado popular.
Veja bem, a Polícia Federal e a CGU - Controladoria Geral da União descobriram que bilhões foram roubados de aposentados e pensionistas, muitos deles são pessoas assalariadas que recebem salário de fome, que mal dá para sobreviver. Esse foi para mim um dos escândalos de corrupção mais asquerosos da nossa história. Roubar os mais necessitados é a mais evidente falta de escrúpulos, decência e humanidade.
Como trata-se de algo ignominioso e inominável, o que os políticos e seus seguidores fanáticos estão fazendo é jogar a culpa em outro governo, em outro grupo político deixando claro que "filho feio não tem pai".
O escândalo teve início no nefasto governo Temer, passou por todo o governo do falso Messias Bolsonaro e esteve presente nos dois primeiros anos do governo do "Pai dos Pobres". Mas, ninguém fala do ser das trevas Michel Temer, até porque o mesmo está morto politicamente e só presidiu o país para privatizar nossas riquezas, inclusive, o Pré-Sal, para retirar direitos trabalhistas, quase passou uma Reforma da Previdência para acabar com os direitos dos aposentados e pensionistas.
Mas, como Bolsonaro, mesmo inelegível, tem uma seita de fanáticos seguidores, igual ao Lula que venceu três eleições, então, a briga está com esses dois grupos se acusando mutuamente para responsabilizar o "pai do filho feio", dos desvios das aposentadorias e pensões.
Grava-se vídeos, faz-se discursos inflamados de um lado do escopo político, acusando o outro lado, mas na verdade os três governantes: Temer, Bolsonaro e Lula são culpados ou possuem parcelas de culpa.
Temer, porque o escândalo começou em seu governo. Bolsonaro, porque em todo seu governo, nos seus 4 anos de mandato, a roubalheira perdurou, inclusive o "Careca" do INSS, o principal ladrão, além de bolsonarista declarado, financiou sua campanha e do seu ministro da Previdência (pasta do roubo), Onyx Lorenzoni. E o governo Lula também tem parcela de culpa, apesar da CGU do seu governo ter instaurado a investigação junto com a PF e desbaratado o esquema corrupto, o seu ministro da Previdência Carlos Luppi já havia sido informado a mais de um ano dos descontos indevidos e criminosos das contas dos aposentados, nada fez de concreto contra a roubalheira bilionária e foi por isso que ele perdeu o cargo. Ademais, os desvios cresceram exponencialmente na gestão do ministro petista.
Finalizando, o filho feio tem pai sim, melhor, PAIS, são muitos, são eles: Michel Temer, Jair Messias Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, seus ex-ministros da Previdência Social e centenas de outros funcionários públicos, além de associações e sindicatos que descontavam o dinheiro da folha de pagamento, antes mesmo dos aposentados e pensionistas receberem seus proventos. Mas, obviamente, que os ex-ministros, os funcionários da Previdência Social e as associações e sindicatos são os principais culpados dessa história.