UMA GRANDE DECISÃO
            “flu... FLA!!!”

 Uma família flamenguista,com certeza...

Naquela casa,tudo relacionado ao esporte lembra sempre o Flamengo,o “campeão de terra e mar”...O avô materno,porém,é Fluminense” de coração,como também o era o avô paterno.Ao nascer o primogênito,o primeiro neto materno,não se sabe se por “herança genética oculta”,ou por qualquer outro motivo  que até hoje ninguém explica,passou ele a ser o mais novo ‘flamenguista” da família.

            Para alegria de todos,dois anos e três meses depois,nascia o segundo meninoMuito contente,o avô paterno presenteou-o com uma minúscula camisa esportiva. Do Fluminense,é claro!

            E muito contente ficou também o avô materno,com o nascimento do novo neto e com o gesto do outro avô.

            Apesar das diferenças esportivas,cresciam os dois irmãozinhos,torcedores fanáticos, cada um de seu time,na maior tranqüilidade e numa doce paz.

            E cada avô mais feliz se mostrava com o pequenino ser que iria alimentar,com um novo sangue,as suas veias desportivas.Vibravam de felicidade,por terem um neto que verdadeiramente “vestia a camisa ‘ de seu time “o time tantas vezes campeão’...

Durou pouco,porém,este sonho futebolístico.

 As coisa mudaram bastante.

 Por volta de seus quatro aninhos de idade,o pequeno torcedor do Fluminense tomou, talvez, a primeira  decisão séria de sua vida,mas sem fazer o menor comentário com quem quer que fosse. Provavelmente, ele se sentia sozinho, isolado,durante os jogos do Fluminense, principalmente nas partidas de  “Fla x Flu”.

Até que tomou a sua decisão.

Certo dia,indo a sua casa,o avô materno levou um belo encarte colorido de um jornal,com a foto oficial do Fluminense,que havia sido campeão naquele ano.Segurando com ambas as mãos a página aberta,dirigiu-se ao neto “torcedor do Fluminense” e disse:

- Olha só,meu netinho,a foto do nosso time! Campeão!!!

Ao ver o avô com toda aquela alegria,o pequeno torcedor,que,secretamente,já havia tomado a sua decisão,sem nada dizer,saiu da sala e foi direto para o quartoAo retornar,poucos minutos depois, impecavelmente vestido,“a rigor”,com o uniforme do Fluminense, encostou-se na parede, junto à janela, e, perfilado, do alto de seus quatro aninhos,olhando muito sério para o avô, ainda com o jornal aberto na mão,disse-lhe:

 

“Vô,olha bem para mim!É a última vez que você me vê com este uniforme...De hoje em diante, eu não sou mais deste time.Agora,eu sou... Flamengo!!!

Difícil é comentar a fisionomia de decepção do Vô, que via no netinho um herdeiro de seu amor pelo Fluminense.E o avô paterno,ao tomar conhecimento do fato,muito triste ficou também, lembrando-se da pequenina camisa do Fluminense que dera ao netinho:quando nasceu.

Porém,o mais interessante é que,até hoje,perto de completar seus 25 anos,ele tem,pendurado na parede de sua casa,um pôster em que,agachado, está segurando uma bola sobre um dos joelhos,e,o mais curioso:com o uniforme de “seu” ex-time.

E como é difícil e complicado explicar o “caso” aos colegas e amigos quando o vêem fantasiado.de Fluminens.Ele,um “flamenguista doente’!

Esta foi,com certeza,a primeira “grande decisão” que tomou em sua existência aquele menininho de ontem que,até hoje,só tem dado alegria a seus pais,irmão, avós e a todos que com ele convivem,pela firmeza de todas as decisões em sua 
vida.    


  
  Ao querido neto Carlos Henrique, com aquele carinho de sempre.  

                                                        Vó Alda 

 

                                                                                               Niterói,23 de junho de 2006

 

 

Alda Corrêa Mendes Moreira
Enviado por Alda Corrêa Mendes Moreira em 25/05/2008
Reeditado em 03/12/2008
Código do texto: T1005160