PORTUGAL NO EURO 2008

Está aí o Euro 2008!

Mais uma vez a Selecção Nacional Portuguesa vai estar presente na prova, sob o comando técnico do brasileiro Luiz Felipe Scolari, vulgo Felipão.

São muitas as expectativas em redor da equipa portuguesa, não apenas pelo seu futebol artístico que lhe tem valido o título de “Brasil da Europa”, mas também pelo valor individual dos seus jogadores, tanto assim que dos 23, menos de 50% estavam jogando em Portugal (e digo “estavam” porque, por exemplo, o defesa direito Bosingwa foi entretanto vendido ao Chelsea de Inglaterra e outros poderão seguir o mesmo rumo).

De todos, o mais mediático é sem dúvida Cristiano Ronaldo (Manchester United), que acabou de ganhar a liga inglesa e também a Liga dos Campeões europeia e é já um dos melhores jogadores do planeta, caindo sobre ele os olhares de todo o mundo.

Da equipa lusa faz parte um outro campeão europeu, o esquerdino Nani um pouco mais jovem que Cristiano, mas também muito habilidoso e ainda dois vice campeões (Chelsea), os defesas Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira.

No futebol espanhol jogam dois luso-brasileiros: o defesa central Pepe (Real Madrid) e o médio centro Deco (Barcelona); no Atlético de Madrid joga o extremo direito/esquerdo Simão; no Bétis joga o guardião Ricardo e no Valência joga o defesa direito Miguel.

No futebol alemão jogam o central Fernando Meira (Esturgarda) e o avançado Hugo Almeida (Werder Bremen).

No futebol grego joga (ou jogava pois foi comprado pelo Sporting de Portugal) o avançado Helder Postiga.

A lista completa-se com o jogadores que actuam em Portugal: Quim, Petit e Nuno Gomes (Benfica); Patrício, Veloso e Moutinho (Sporting); Bruno Alves, Meireles e Quaresma (Porto) e Jorge Ribeiro (Boavista).

Sensivelmente metade dos jogadores são estreantes em fases finais de grandes competições, o que significa sangue novo e renovação mas também pode significar alguma inexperiência... Para atenuar eventuais consequências negativas desse facto, contamos com a sagacidade de Felipão.

Para já, à chegada à Suíça, a equipa portuguesa foi recebida por um banho de multidão, tendo a assistir ao primeiro treino – imagine-se – à volta de doze mil emigrantes.

O Euro está aí e a equipa que vai entrar em campo não apresenta grandes novidades em relação aos últimos eventos... Prevê-se apenas a inclusão do central Pepe, do defesa Bosingwa e do centro-campista Moutinho.

Pessoalmente aposto nas prestações ofensivas dos velozes Cristiano Ronaldo e Simão. Quaresma e Nani também podem desequilibrar quando entrarem. O defesa direito Bosingwa é muito possante e ofensivo; Deco vem de uma época de lesões, pelo que é uma incógnita; Moutinho é uma formiguinha trabalhadora, que tanto defende como ataca sempre com boas prestações; Petit é um duro, que dá grande consistência ao meio campo; na defesa atenção aos defesas centrais que são de classe mundial.

Para as senhoras – sempre de olho nos atletas mais atraentes – a vossa atenção para o futebol e o charme de Nuno Gomes e Veloso.

Dia sete de Junho rola a bola e logo com a equipa lusa contra a Turquia. Os outros adversários desta fase são Suíça e Rep. Checa.

Força Portugal!

06/06/2008, Abílio

PS: Já depois depois crónica ter sido escrita o guarda-redes (goleiro) Quim lesionou-se e foi substituido por Nuno do F C Porto.

-----------------------------------------------------------------

HENRICABILIO
Enviado por HENRICABILIO em 06/06/2008
Reeditado em 25/10/2013
Código do texto: T1021824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.