Um susto que quase seria uma tragédia...

Um susto que quase seria uma tragédia...

Não sei se você já percebeu, caro leitor, que gosto de contar as peripécias das minhas crianças. A de hoje é do meu filho mais velho. É a primeira que escrevo sobre ele. Não que não tenha aprontado muitas e boas, mas porque foi passando simplesmente... E, talvez porque ele tenha se tornado um moço responsável, sério, introspectivo, dedicado e muito atencioso. Mas vamos ao fato quando Lívio tinha apenas quatro anos. Havíamos mudado para uma cidade próxima à nossa. Com as mesmas peculiaridades de uma cidade pequena do interior. Seu povo muito bom, hospitaleiro, educado, traz consigo um orgulho bonito: de ser lá a terra do ilustre educador Anísio Teixeira e de tantas outras personagens famosas que fizeram história na música, nas letras, nas artes e na política. Estou falando de Caetité, “a pequenina ilustre”, título de um livro da Professora Helena Lima, uma das mestras mais cultas da antiga Escola Normal de Caetité.

Por ossos do ofício, meu marido fora transferido para essa cidade. Todos vivíamos muito bem lá, apesar da saudade que sentíamos dos nossos pais, parentes e amigos. E Lívio sentia essa saudade maior por ter deixado a Escola Cirandinha, sua vovó Rosa a quem tinha uma afeição e apego muito grandes. Sem falar na sua eficiente babá, a madrinha Dita, que amava muito e a achava linda!

Com outra babá em Caetité, ele ficou meio agitado, muito traquinas mesmo! Saía todos os dias para passear com ela na Praça da Catedral, onde funcionava o Banco em que seu pai trabalhava. Nesses passeios, sempre entrava na agência, inesperadamente, para dar o beijo e o abraço no pai, que saía cedo e o deixava dormindo.

Caetité é uma cidade de clima frio, um dos orgulhos também dos seus filhos. O frio imprime às pessoas uma postura mais centrada, exige vestuários elegantes e eu tinha a impressão, logo que ali cheguei, de que o povo era sisudo, “orgulhoso”, sabe aquele orgulho que despreza, que olha a pessoa de cima a baixo?... Mas era só impressão! A convivência diária com colegas no Instituto de Educação Anísio Teixeira, o IEAT, com os amigos, percebi o quanto estava equivocada! Caetité era a cidade que moraria, depois de Brumado, pela educação do seu povo, pelo seu clima, pela sua tradição.

Mas vamos ao nosso caso. Era mês de julho e uma fina garoa caía sobre a cidade. O vento assobiava uma melodia estridente, que mais parecia uivos de leão. E mesmo assim, Lívio saía com a babá para dar sua voltinha trivial na praça e visitar o pai no trabalho. Nesse dia, porém, algo terrível poderia ter marcado nossa vida... Ele entrou na agência num dia em que estava cheia... Pessoas que faziam depósito, outras que sacavam valores, outras que iam fazer empréstimos, enfim, estavam ali para serem atendidas pelos serviços que o Banco oferecia.

Ao chegar à Gerência, abraçou e beijou o pai que estava atendendo a uns clientes e se distraíra dele. Foi o tempo certo para, na curiosidade peculiar a toda criança, abrir uma das gavetas da escrivaninha. Em abrindo a gaveta, seus olhos brilharam!... Estava ali o seu brinquedo... Um brinquedo que vinha pedindo há muito tempo... Um revólver! Mas não era brinquedo! Como gerente do banco, meu marido tinha porte de arma e era obrigatório que ficasse a sua disposição, carregado, para alguma eventualidade. E Lívio com uma satisfação tamanha, pegou o revólver, com o dedinho no gatilho, apontou para toda a clientela e disse:

- Pai, posso atirar?

Durante muito tempo acordava sobressaltada ao pensar no que poderia ter acontecido, se meu marido não tivesse, como relâmpago, lhe tomado a arma que realizaria a sua fatídica missão.

A clientela, ao ver a arma apontada em sua direção, quis entrar em pânico, mas logo que o pai tomou a arma das mãos da criança e o susto passara, todos deram boas gargalhadas...