DIA DOS NAMORADOS

AMOR, MEU GRANDE AMOR

Maria Teoro Ângelo

Hoje é dia de prestar contas, viu? Ainda não se sentiu ameaçado, à margem da vida, discriminado porque ainda não encontrou o grande amor que o mundo exige que se tenha? Mesmo tendo alguém que figura como seu companheiro, se a fase superlativa da paixão já se foi e tudo está se tornando meio sem graça, há um desejo de que tudo volte como era nos tempos áureos da fase iniciante.

Quem não tem ninguém sonha com um homem com modos de príncipe, sem defeitos, com a coragem suficiente para transpor os muros de seu castelo e salvá-la da solidão a que se julga condenada.

Hoje é dia de ganhar um presente romântico, de jurar amor eterno e de ser princesa dos contos de fada. É dia de ouvir frases de amor e de observar as cafonices dos exagerados, seja nas mesas reservadas há dias nos restaurantes, seja na intimidade dos encontros a dois. Mas a manifestação amorosa é sempre assim. Não conhece limites. Depois há um arrependimento dos mais sensatos ao ver quão ridículo foi tudo o que fizeram ou falaram em nome dela.

O caminho que o amor percorre vai da paixão passageira ao assentamento das emoções e a tranqüilidade de um misto de amor, amizade, cumplicidade e outros propósitos muito mais idealizados do que reais. Conservar um estado de graça por anos a fio é tarefa impossível de ser cumprida. O dia-a-dia se encarrega de macular e arrefecer tantos arroubos. Para quem tem responsabilidade, o jeito é tentar minorar os estragos, refazer os atos, recomeçar tudo todos os dias, todas as horas, pela vida inteirinha. Pode valer a pena. Pode não valer. O amor pode se manter em níveis suportáveis ou ir morrendo pouco a pouco sem chance de salvação.

Quanto apostamos nesse sentimento complicado, que sempre se apresenta menor do que desejamos. Quem ama quer o infinito de tudo. Quem ama quer tudo por inteiro. O amor é uma sociedade a dois, é dedicação exclusiva, é esperar do outro muito mais do que podemos retribuir, é ser implacável na vingança, é cura e doença.

Amar no sentido romântico é perigoso, é sentimento sujeito a temporais. É enfrentar mares bravios ou a calmaria insuportável da falta de ação. Se, apesar de tudo, o amor vencer , não por méritos próprios, mas pela capacidade de quem ama, aí podemos dizer que valeu a pena e que afinal de contas, o grande amor é apenas um sobrevivente.

12/06/2008

Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 12/06/2008
Código do texto: T1031317
Classificação de conteúdo: seguro