"Minha Mãe e o Computador" =Crônica do Cotidiano na Terceira Idade=

Minha mãe tem um computador caprichado. Bom de memória, bom de agadê, bom de acessórios tais como webcam, caixas de som, gravador, grava e lê cedê e devedê, etc. Em resumo: um daqueles pecês que a gente olha e pensa: “um dia eu chego lá”. O que ela não tem é prática e paciência para aprender. Maior sarro...

- Filho, tem uma letra que cismou de entrar aqui e não quer sair de jeito nenhum...

- Mãe, aperte o delete.

- Onde está essa porcaria do delete? Antes ele ficava aqui...

- Continua no mesmo lugar, mãe. Tecla não muda de endereço.

- Aqui não era o enter?

- Não, mãe. O enter é essa tecla maior, grandona, perto da delete, que é a pequena.

- Esse computador é uma...

- Não é não, mãe. Você é que ainda é inexperiente, mas um dia aprende. Basta ter calma.

- Também tenho cada porcaria de professor...

- Empatamos, mãe. Eu tenho uma porcaria de aluna que ainda ofende quem ensina...Vai escrevendo aí que depois eu faço o envio do e-mail.

- Isso é coisa que eu sei fazer.

- Tá bom. Então envie sozinha.

- Filho, venha cá...Eu ia mandar o e-mail e de repente sumiu tudo.

- O que é que você fez depois de escrever?

- Nada.

- Nada o que, mãe... O computador não faz nada quando a gente não faz nada.

- Eu só coloquei aquela flechinha aqui e apertei.

- Então não é nada. Você enviou o e-mail, mãe. E depois voltou pra caixa de mensagens.

- Mas eu ainda não tinha acabado de dizer o que eu queria...

- Então porque clicou no enviar?

- Eu só queria mudar de linha.

- Então era só apertar no enter, mãe.

- Essa praga desse enter tem que entrar a toda hora?

- Não. É só quando o dedo da gente bate nele. Se não bater ele fica quietinho. Aliás, o computador todo é assim: só se mexe se a gente mexer nele.

Alguns minutos de silêncio.

- Filho, venha cá um minuto. Olha só: as letras cismaram de ficar em tamanho grande e eu queria pequenas e grandes.

- Você apertou a capslock, mãe. Olha as duas luzinhas acesas.

- E o que é que essa capslock faz?

- Maiúsculas e minúsculas, mãe.

- E precisa chamar capslock? Não podia ter um nome mais simples?

- Pode. Basta você mudar o nome dela por sua conta.

- É mesmo?

- É, mãe. Você pode escrever Maria, por exemplo, em uma etiquetinha, e colar em cima dela. Quando eu disser “aperte a Maria”, você aperta e as letras ficam maiúsculas ou minúsculas.

- Não tire sarro da minha cara, filho.

- Tô falando sério, mãe. Você não gosta de capslock, o computador é seu, você põe o nome que quiser na tecla. Eu, por exemplo, chamo a tecla “turbo” de merda. Não serve pra nada, a não ser pra eu esbarrar o dedo nela quando estou com pressa.

- Pronto. Acabei o e-mail para o André. Envie pra mim, filho.

- Eu não. Você disse que sabe enviar e-mail.

- Saber eu sei, mas estou com preguiça. Manda logo esse e-mail que o André está na França.

- E o que tem isso, mãe?

- Sei lá quanto tempo leva pra chegar lá...

Minha velhinha é um sarro, mas essa crônica eu não lerei pra ela como faço sempre que publico alguma coisa. É capaz de ficar brava. Ainda mais chamando de “velhinha” a ela que só tem oit...ôpa, é segredo...

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 19/06/2008
Reeditado em 19/06/2008
Código do texto: T1042039
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.