(Web) Ídolos

Se fosse feita uma pesquisa entre os habitantes de uma cidade qualquer perguntando o que eles mais querem na vida, a resposta da maioria provavelmente seria: ‘ser famoso’. Alcançar o status de celebridade é o objetivo de oito entre dez pessoas, e não importam os meios, o importante é chegar lá.

Chegar lá. Como? Na televisão tudo parece tão fácil! É só ter uma carinha bonita e pronto, já está nas capas das revistas, protagonizando novela, gravando disco, ditando moda. É isso o que pensam. Sabemos que na verdade não é assim, e que se aparecer é moleza, difícil é continuar tendo a atenção das pessoas.

E pra ter a atenção da massa, vale tudo. Mandar fita pro Big Brother, participar de uma infinidade de concursos... E quando tudo falha e a pessoa não consegue ser uma celebridade real, ainda há o consolo de ser uma celebridade virtual!

Para sentir o gostinho da fama pela Internet o caminho é certamente menos árduo: é só abrir um blog pra falar da sua vida, um fotolog ou botar umas fotos chamativas no Orkut (‘fotos chamativas’ = fotos quase pelada/o) e pronto, seu nome logo estará na boca do povo. Alguns falarão bem e podem até pedir um autógrafo caso encontrem você na rua, outros vão jogar seu nome na fogueira e torcer para que você morra, mas isso acontece com praticamente todos os famosos.

E quem não quer aparecer só com o rosto ou o corpo, mas quer provar que tem algum talento, pode apelar para o último recurso: grava uma musiquinha no computador e começa a propaganda ‘micro a micro’ que dá e sobra. Os amigos são a melhor ferramenta de marketing que uma pessoa pode ter. Seu amigo, que fala pro amigo, que fala para outro, assim por diante, e quando menos se espera todo mundo conhece você. Funciona de verdade. Foi assim que aconteceu com aquele cantor da música ‘Vou te excluir do meu Orkut’, que ganhou comunidade na mesma página e até apareceu na televisão. Agora só falta gravar um disco e fazer shows.

Simples, não é? Realmente, se você for inventivo ou maluco o bastante, virar ídolo dos internautas é bem fácil. Mas, assim como na televisão, difícil é continuar chamando a atenção. E, da mesma forma como não conseguimos lembrar do nome de um ator que fez muito sucesso há alguns anos atrás, daqui a algum tempo não lembraremos do nome das webcelebridades de hoje.

Ah, como é o nome do cantor da música do Orkut mesmo?

Evana Ribeiro
Enviado por Evana Ribeiro em 02/02/2006
Código do texto: T107426
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.